Cardápio Colorido e pele bronzeada
Tempo quente é sinônimo de looks mais despojados, liberdade de movimentos e corpos à mostra. E tudo fica melhor quando a pele está bronzeada e saudável. Alguns produtos e hidratantes ajudam a prolongar o dourado do corpo, mas o que muita gente nem imagina é que os alimentos têm uma papel decisivo para quem deseja alcançar esse objetivo.
Adotar uma dieta específica e caprichar na hidratação são dicas fundamentais para quem deseja se expor ao sol. A nutróloga Ana Valéria Ramirez explica que o corpo é composto, em média, por 50% de água. O desajuste entre a perda de água e a reposição pode levar a quadros de desidratação, que causam sintomas como fraqueza, tontura, dor de cabeça e fadiga.
“No calor ou durante o banho de sol, o corpo tende a perder ainda mais líquido por causa do suor, e esse é o motivo pelo qual a água pode ser esquecida. A ingestão do líquido deve ser redobrada, para repor o que foi perdido”, afirma.
Quer saber mais sobre o assunto? Então, conheça alguns alimentos que ajudam a conseguir um bronzeado saudável:
Cenoura: “o vegetal está no topo da lista, pois é rico em betacaroteno, contém boas quantidades de vitamina C e potássio, controladores da retenção de líquidos”, diz a nutróloga.
Abóbora: “fonte de fósforo, cálcio e vitaminas B (B1 e B2), também possui altas doses de betacaroteno, que proporciona uma bonita cor à pele e combate a oxidação das células, atuando contra o envelhecimento”, explica.
Damasco seco: a fruta ajuda na manutenção do tem dourado da pele e é um tira-gosto saudável para ser levado à praia ou piscina.
Couve: as folhas verdes auxiliam no bronze. Por conter cálcio em abundância, a couve ainda dá uma mãozinha para o fortalecimento dos ossos.
Beterraba: Ana Valéria explica que o alimento é um potente antioxidante e rico em betalaína. “Também contém compostos químicos que impedem a formação de coágulos sanguíneos e operam na prevenção de doenças infecciosas”, afirma.
Pimentão verde, amarelo e vermelho: eles colaboram com o efeito da pele estilo “garota de praia”. A nutróloga acrescenta outros benefícios: “são alimentos riquíssimos em cálcio e vitaminas antioxidantes protetoras dos tecidos e das células. Elas evitam envelhecimento precoce, cegueira e a queda de cabelo. Auxiliam também no aumento e melhor absorção de ferro pelo organismo”, diz.
Manga: ótima fonte de betacaroteno, a fruta também possui vitaminas do complexo B e ácido gálico, polifenol antioxidante que atua na prevenção de alguns tipos de câncer.
Acerola: fruta tropical de tonalidade vermelha e repleta de vitamina C, é parceira do bronzeado, reduz os níveis de açúcar no sangue e inflamações.
Tomate: o licopeno, substância presente no alimento, auxilia no bronzeado e ainda protege a pele da agressão dos raios solares. É interessante ressaltar que o consumo do alimento não substitui o uso do protetor solar.
Fonte: Revista Digital Ofertão.