Alimentação detox é a pedida para um pós-Carnaval saudável

Sucos e alimentos combinados corretamente desintoxicam o corpo, oferecendo mais saúde e bem-estar.

O Carnaval está aí. E junto dele, bebidas e uma alimentação desregrada, ingredientes ideais para a intoxicação do organismo e ganho de quilos indesejados. Para eliminá-los, porém, não basta apenas estar insatisfeito, é necessário fazer acontecer. Uma das alternativas é iniciar uma dieta detox (ou desintoxicante), que tornou-se a queridinha da estação. O objetivo principal, conta a nutricionista, é mandar embora as toxinas que se acumularam após o período de festas para, depois, iniciar o processo de reeducação alimentar.

De acordo com ela, o ideal é usar alimentos que, além de nutrir, também desintoxiquem. “Ao longo dos dias, e principalmente em eventos com grande concentração de pessoas, como é o caso do Carnaval, ficamos expostos a uma série de toxinas. Elas estão no ar, na comida, na bebida, em produtos que passamos na pele. Como o nosso corpo não as reconhece, acaba não metabolizando-as, e é aí que elas começam a se acumular”, conta a nutricionista. Para fazer o trabalho de desintoxicação, é necessário atentar-se ao PH do alimento. Quanto maior ele for, melhor será a eliminação de toxinas. “Exemplos disso são as frutas vermelhas, limão, sobretudo a casca, gengibre, vegetais como couve, brócolis e couve-flor, fibras, sal marinho, entre outros”, coloca.

Com a alimentação detox, é possível fazer uma reprogramação do organismo, reduzindo e até eliminando as dores de cabeça e enxaqueca causadas pela hipersensibilidade e pelo excesso de toxinas, ter mais energia e bem-estar ao acordar e no fim do dia, garantir um sono tranquilo e de qualidade, reduzir a celulite e a acne, além de ganhar mais disposição para seguir um estilo de vida saudável.

A maquiadora e designer gráfico Sabrina Benedet é uma das adeptas à alimentação e aos sucos detox. Adepta ao estilo de vida há um ano, diz reforçar a dieta em épocas como esta. “Eu tomo suco verde todos os dias e, alternando, faço um especial com couve, gengibre, maçã e linhaça. Não existe coisa melhor para limpar o organismo, principalmente em tempo de festa. Fico mais leve, mais disposta”, conta a jovem, que tem 27 anos.

No dia a dia: é recomendado utilizar apenas os medicamentos recomendados por profissionais capacitados, dormir bem, não se estressar, não fumar, não consumir bebidas alcoólicas, evitar o uso do microondas, de produtos de limpeza e de cosméticos muito fortes.

Alimentos permitidos: frutas, legumes, verduras, grãos integrais, sementes, leguminosas, ovos, azeite e óleos de boa qualidade e chás. Além, claro, de beber muita água e praticar exercícios físicos. O ideal é fazer um período de desintoxicação entre sete e 10 dias. “O correto é que todo tipo de mudança alimentar seja acompanhado por profissionais, já que cada pessoa tem particularidades. Se optar por uma dieta detox, o melhor a se fazer é buscar orientação nutricional e aproveitar para fazer uma reeducação alimentar”, conta Talita.

Outra dica! Sucos detox são essenciais para quem quer expulsar as toxinas e uma excelente opção para se desintoxicar após as festas de Carnaval. A combinação de determinados nutrientes é ótima para acalmar os processos inflamatórios, ajudar o trabalho do trato intestinal, dar uma força ao fígado, entre outros benefícios.

Ingredientes:

# Meia maçã

# Meio pepino

# 2 cubos de gelo de água de coco

# 3 folhas de hortelã

# Bata tudo no liquidificador

Neste suco, a presença de dois ingredientes bastante diuréticos, como o pepino e a água de coco, fazem uma ótima combinação que, aliada à hortelã, ajuda na digestão. Para finalizar, a maçã é considerada uma das frutas mais benéficas que se tem conhecimento, com compostos antioxidantes e fibras, que oportunizam saciedade na medida certa.

 

Fonte: http://www.engeplus.com.br/noticia/geral/2015/alimentacao-detox-e-a-pedida-para-um-pos-carnaval-saudavel/