Florianópolis (SC)
Capital de Santa Catarina é o destino preferido de muitos brasileiros quando o assunto é o Sul do País
Carinhosamente chamada de Floripa por muitas pessoas que costumam visitá-la e até pelos seus moradores, e também de Ilha da Magia, Florianópolis é uma cidade cheia de charme. Como se isso não bastasse, a cidade ostenta o título de a melhor qualidade de vida do Brasil.
Praias
Quem não gosta de praia certamente não vai ver tanta graça em Florianópolis. Elas podem até não ser as únicas atrações da cidade, mas com certeza são as “estrelas” para os turistas que visitam a capital catarinense. Tem praia para todo tipo de visitante, afinal, elas são mais de quarenta. Quem preferir praias com toda a infraestrutura pode ficar tranquilo, assim como os que forem atrás de praias semidesertas. Entre as mais badaladas estão a Praia da Joaquina, Praia Mole, Jurerê, Lagoinha, entre tantas outras. Na Praia da Galheta, onde chega-se depois de uma trilha de 300 metros a partir do norte da Praia Mole, o naturismo é opcional.
Lagoa da Conceição
A Lagoa da Conceição é um dos points de Floripa. Ela atrai não apenas turistas, mas também atletas de windsurfe, vela, kitesurfe, jet ski, entre outras modalidades, que escolhem o local para se exercitar. A temperatura média de 27ºC das águas durante o verão atrai muita gente para lá. Durante a alta temporada, no entanto, recomenda-se checar os relatórios de balneabilidade. O bairro que leva o nome da lagoa é o ponto turístico mais agitado da cidade, com inúmeros bares e restaurantes badalados. A noite mais agitada da cidade fica lá. É comum ter luau na Ponta da Areia, com shows de bandas locais.
Ponte Hercílio Luz
À noite, quando a Ponte Hercílio Luz é acesa, ganha vida o maior cartão-postal de Florianópolis. A ponte está interditada para carros e pedestres desde 1982, mas ainda é a cara da cidade e ostenta o tombamento pelo Patrimônio Histórico e Artístico. A Avenida Beira Mar, em suas imediações, é um ponto movimentado da capital catarinense, repleta de bares e restaurantes.
Mirante Manoel de Menezes
O mirante fica no Morro da Lagoa e oferece uma das mais belas vistas de Florianópolis. Em dias mais claros, é possível ver até o mar das praias da Joaquina e Mole. Boa parte da Lagoa da Conceição é garantida!
Ilha do Campeche
A Ilha do Campeche, em frente ao Pontal do Campeche, é o mais importante sítio arqueológico de Florianópolis. Há cerca de cinco mil anos, tribos primitivas viveram no local, comprovando a sua existência através da maior concentração de inscrições rupestres de Santa Catarina. Boa parte das inscrições foi dinamitada por caçadores de tesouros, mas ainda há muitos sinais gravados nos paredões de diabásio-preto, na parte oeste da ilha, na Praia do Mar Grosso. Uma das grandes atrações da Ilha do Campeche é o Morro do Norte, ponto mais alto do local, com 85 metros. Mas o passeio, que dura cerca de três horas, mostra muitas outras paisagens. Ele começa na Praia da Armação e Praia do Campeche, e termina na Ilha do Campeche. A trilha que faz o contorno na ilha é facultativa.
Centro histórico
Uma voltinha pela Praça XV de Novembro e arredores garante visitas aos casarões, além de uma ida ao Mercado Público Municipal. Ali ficam bares dos mais variados estilos e as manhãs de sábado costumam ser animadas por lá.
Fonte: http://turismo.ig.com.br/destinos-nacionais/o-essencial-de-florianopolis/n1597234107184.html