Praia do Farol (RJ)
Grande estrela de Arraial do Cabo, a Praia do Farol é uma das mais belas de toda a Região dos Lagos e, sem exageros, de todo o Brasil. Ela ganhou fama especialmente por ter sido classificada pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) como uma das mais perfeitas praias do país, seguindo critérios de pureza da água, qualidade da areia e paisagem. A fama se espalhou e hoje a Praia do Farol é um dos passeios imperdíveis em Arraial do Cabo.
A Praia do Farol é quase mítica. Por ser área de proteção da Marinha do Brasil, a praia tem acesso limitado. Para ir até lá, é preciso pegar um dos passeios autorizados e apenas 250 visitantes podem permanecer na Praia a cada 45 minutos. Ou seja, nada de curtir um dia inteiro nas areias branquinhas da Praia do Farol. Mesmo com tempo bastante restrito, vale fazer o passeio. A cor da água e transparência são impressionantes! Com sorte, você poderá ainda ver golfinhos, tartarugas, arraias e até orcas passando pela região. Um deleite para os visitantes.
A área da praia é protegida não só por questões ambientais, mas também pela história que a ilha guarda. Registros históricos da cidade de Arraial do Cabo relatam que na carta náutica de Américo Vespúcio há menção à árvore que marca o centro da praia. Hoje essa árvore está protegida por uma cerca e os visitantes não podem se aproximar das raízes. A proteção se extende às grandes dunas, também com acesso restrito. Dividindo a mesma enseada com as Prainhas, a Praia do Farol pode ser apreciada de longe a partir das areias da praia vizinha.
O passeio que leva à Praia do Farol parte da Praia dos Anjos e tem custo médio de R$ 60. O trajeto inclui também as Prainhas do Pontal do Atalaia, a Gruta Azul e a Praia do Forno. O tempo total do passeio é de 3h a 4h e bebidas não alcoólicas estão incluídas.
Fonte: https://guia.melhoresdestinos.com.br/praia-do-farol-190-5118-l.html