Entre nesta onda
Quem disse que o cabelo precisa ser liso para estar na moda?
As mulheres do século XXI já entenderam que, em se tratando de beleza, o que vale é ficar à vontade e manter um perfil condizente com a sua personalidade. Os cabelos enrolados, cacheados e crespos estão em alta e fazem a cabeça da mulherada que pretende manter suas madeixas ao natural. “A imposição de um padrão de beleza não é mais visto como regra. As mulheres procuram um visual que se encaixe no seu tipo de rosto e estilo de vida. A busca de cabelos ondulados, cacheados ou crespos aumentou consideravelmente, pois as mulheres querem expressar sua identidade, atitude e origem”, explica Fernando Paolo, especialista em cabelos cacheados, ondulados e crespos, hairstylist, visagista e sócio-proprietário do Studio Fernando Fernandes, em São Paulo.
MANUTENÇÃO DIÁRIA
Truques simples do dia a dia permitem que os cabelos fiquem saudáveis e bonitos por mais tempo. Paolo aconselha que os ondulados e cacheados sejam lavados com xampu específico, para não ressecarem, e de preferência três vezes por semana. Se houver a necessidade de secar, ele indica a aplicação de um leave-in que protege o cabelo do calor e proporciona maciez e movimento. O hairstylist ainda observa que a escova em formato redondo deve ser evitada, pois cria atrito e danifica os fios.
Os cabelos frisados e crespos também precisam de produtos próprios para a limpeza da raiz às pontas, mas a higienização deve ser realizada de forma sutil e com umectação na medida. Fórmulas com óleo de argan e vitamina E são indicadas de ma a três vezes por semana. A secagem esporádica do cabelo crespo pode contar com o difusor, e os cabelos frisados devem ser modelados ao natural, somente com um creme sem enxágue. Não é necessário pentear.
PEÇAS FUNDAMENTAIS
Os acessórios ditam a personalidade feminina e deixam as mulheres muito mais glamurosas. Aproveitando a tropicalidade brasileira, a dica para cabelos crespos e cacheados são as faixas coloridas e os turbantes, que proporcionam uma variedade de amarrações e um cabelo diferente para cada momento. E, mesmo na estação mais fria, eles não saem de moda e ajudam a compor qualquer visual, seja no trabalho, nos momentos de família ou na balada. As presilhas, tiaras e grampos decorados também são bem-vindos aos looks. Mais discretos, esses acessórios podem ser combinados com todos os estilos e tons de roupa. E a boa notícia é que ficar bonita não demora quase nada e não tem um alto custo.
Qual é o seu tipo de cabelo:
– Ondulado: possui leve ondulação em sua haste capilar, com espaçamento ao longo do comprimento.
– Cacheado: apresenta cachos em espiral com espaços intermediários entre as curvaturas.
– Crespo: não tem definição de ondulação ou cachos. Trata-se de um fio com menor número de cutículas e mais frágil.
– Frisado: nesse caso, os cachos também não aparecem. No entanto, há uma marcação nos fios que resulta m pequenas curvaturas.
De volta às raízes
Paolo, que já trabalhou com os cabelos de muitas famosas, como, por exemplo, a atriz Taís Araújo, contou à redação de Plena como deixar a química de lado, assumir os fios naturais e fazer as pazes com a autoestima.
Dica 1: Corte o cabelo a cada três meses para eliminar a química aos poucos. É preciso exercitar a paciência até que todo o comprimento danificado seja eliminado. Algumas pessoas optam pelo “Big Chop”, termo inglês que quer dizer “Corte Grande”. Essa escolha é difícil, e não é para qualquer uma, pois não são todas que estão dispostas a fazer um corte tão radical. No entanto, o resultado esperado é alcançado com muita rapidez.
Dica 2: Deixe de lado secadores e chapinhas, pois, no decorrer do tempo, o uso contínuo e o calor excessivo podem danificar e desestruturar a forma original dos cabelos tanto quantos os produtos químicos.
Dica 3: Mantenha as madeixas nutridas e hidratadas sempre. Esse processo pode ser realizado em casa, mas não deixe de visitar um especialista pelo menos uma vez por mês. Essa consultoria é essencial para a manutenção do tratamento e saúde dos fios.
Fonte: Revista Drogarias Ofertão