Preparativos para a amamentação

posted by

Categories: Saúde

Comments: 0

Aguardar a chegada de um novo bebê muda completamente a rotina da futura mamãe. Uma dessas mudanças é adotar novos cuidados com as mamas durante o pré-natal para evitar desconfortos durante a amamentação.

De acordo com a ginecologista e obstetra Erica Mantelli, para diminuir as rachaduras é indicado que a mãe tome sol por cerca de 15 minutos (antes das 10h da manhã ou após às 16h).

“É importante que, durante a gravidez e a amamentação, a mulher não utilize loção hidratante nas mamas. A hidratação deixa a pele mais fina, mais suscetível às rachaduras e aos machucados. Por isso, a área dos mamilos e das aréolas deve ser evitada”, afirma.

Fonte: Revista Ofertão

 

5 dicas simples para aliviar os sintomas da gripe

posted by

Categories: Saúde

Comments: 0

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nessa época do ano, os casos de gripes e resfriados aumentam muito. Isso porque o vírus sobrevive por mais tempo em temperaturas baixas.

 

Mesmo considerada inofensiva por boa parte da população, a gripe é coisa séria e deve ser tratada. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de duas mil pessoas morrem por ano em consequência de complicações causadas pela gripe sazonal no Brasil.

 

Além de tomar os remédios receitados pelo seu médico, algumas medidas simples podem ser adotadas para combater o vírus da gripe e se recuperar mais rápido. Confira algumas:

 

1.Beba bastante líquidos

 

Ao manter-se hidratado, você alivia muitos dos sintomas, tais como a dor de cabeça e a de garganta. Se a gripe vier acompanhada de febre, beber água é ainda mais importante, pois ajuda a baixar a temperatura do corpo e prevenir desidratação.

 

2.Faça gargarejos com água e sal

 

Isso vai ajudar a aliviar a dor de garganta, quando for o caso, e a remover o excesso de secreções na mesma.

 

3.Inclua mais alho na sua dieta

 

Estudos mostram que esse tempero pode diminuir a frequência das infecções e aliviar os sintomas mais comuns da gripe. Graças a uma substância chamada alicina, o alho é eficaz no combate aos vírus.

 

4.Coma adequadamente

 

A alimentação saudável, com ingestão adequada de proteínas, carboidratos, gorduras e nutrientes, é fundamental para o funcionamento adequado do nosso sistema imunológico. Quando seu corpo está bem nutrido, as chances dele vencer a luta contra o vírus é maior.

 

Por mais que a gripe tire o apetite, é necessário fazer um esforço e consumir frutas e vegetais; cereais; proteínas magras, como ovos, frango e peixe; e gorduras saudáveis, como abacate e margarina livre de gordura trans.

 

5.Descanse

 

O corpo precisa usar toda a sua energia para combater o vírus da gripe, então, nada de se desgastar fazendo atividades físicas. O ideal é tirar um dia de folga do trabalho, escola ou faculdade para se recuperar mais rápido.

 

Fonte: Catraca Livre

 

7 Receitas para reaproveitar alimentos e economizar dinheiro de forma efetiva

posted by

Categories: Receitas

Comments: 0

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Reaproveitar alimentos é uma das melhores formas de conseguir poupar dinheiro com a alimentação e ainda se tornar uma pessoa de bem com a sustentabilidade do mundo.

 

Estudos já mostraram que 30% dos alimentos mundiais são desperdiçados em razão da falha no cultivo, na colheita, no transporte, no armazenamento e na comercialização. Assim, toneladas de alimentos poderiam ser reaproveitadas, mas como não ocorre, o Brasil, por exemplo recebeu o título de “País do Desperdício”.

 

Pensando sobre isso, buscando o livro de receitas das avós e outras da internet, fizemos uma pequena seleção de como podemos reaproveitar os alimentos da forma correta e vamos falar também como isso pode ser um fator positivo para as suas finanças pessoais. Acompanhe essa matéria super útil para o seu dia a dia! Veja abaixo:

 

1 – Bife de Casca de Banana

Ingredientes: Cascas de 6 Bananas maduras, 3 dentes de alho, 1 xícara de farinha de rosca, 1 xícara de farinha de trigo, 2 ovos e sal à gosto.

 

Preparo: Leve as cascas de bananas e corte as pontas. Retire as cascas na forma de bifes, sem parti-las. Amasse o alho e coloque em uma vasilha junto com sal. Junte as cascas de bananas, bata os ovos como se fossem omeletes. Passe as cascas das bananas na farinha de trigo, nos ovos batidos e, por fim, na farinha de rosca, seguindo sempre essa ordem. Agora, frite as cascas com óleo bem quente, deixe dourar dos dois lados e sirva quente.

 

2 – Bolo de Casca de Abóbora

Ingredientes: 1 xícara e meia de farinha de trigo, 3 quartos de xícara de amido de milho, 2 xícaras de açúcar, 3 ovos, 1 xícara de óleo, 1 colher de sopa de fermento em pó. Na cobertura: 4 colheres de sopa de leite, 4 colheres de sopa de chocolate em pó, 4 colheres de sopa de açúcar.

 

Preparo: Bata no liquidificador as cascas, ovos e óleo. À parte, peneire em uma tigela a farinha, amido de milho, açúcar e fermento. Junte a mistura do liquidificador e misture muito bem. Unte uma assadeira média com margarina e farinha, coloque a mistura e leve para assar em forno médio.

 

3 – Pudim de Pão Amanhecido

Ingredientes: 3 pães pequenos amanhecidos, 500 ml de leite, 3 ovos inteiros, 2 xícaras de chá de açúcar, raspa de limão à gosto e 1 xícara de chá de coco ralado fresco.

 

Preparo: Corte os pãezinhos em rodelas com aproximadamente 2 centímetros de espessura cada. Distribua as rodelas de pão no fundo do refratário. No liquidificador, bata o leite, os ovos e o açúcar. Acrescente as raspas de limão e o coco. Despeje a mistura sobre o pão e asse em banho-maria no forno, preaquecido, por 30 minutos. Espere amornar e leve à geladeira para servir gelado.

 

4 – Doce de Casca de Maracujá

Ingredientes: 6 maracujás, 2 xícaras de açúcar e 3 xícaras de água.

 

Preparo: Lave os 6 maracujás e descasque-os, deixando toda a parte branca e dura com água. Deixe de molho de um dia para o outro. Depois, escorra, coloque em uma panela com 2 xícaras de açúcar e 3 xícaras de água. Deixe apurar. E, se quiser, acrescente canela.

 

5 – Macarrão de talos

Ingredientes: 300 gramas de macarrão parafuso, 4 dentes de alho, 3 colheres de sopa de azeite, 1 xícara de chá de ramos de cenouras, 3 xícaras de chá de talos (brócolis, beterraba, couve) e sal à gosto.

 

Preparo: Em uma panela, doure os dentes de alho inteiros no azeite. Acrescente os talos, os ramos e refogue. Junte o macarrão cozido al dente e verifique o sal.

 

6 – Farofa de Casca de Melão

Ingredientes: 2 xícaras de chá de casca de melão picada, 4 colheres de sopa de azeite, 4 colheres de sopa de cebola picada, 2 dentes de alho picado, 2 xícaras de chá de talos picados, 2 xícaras de chá de suco de casca de abacaxi, 2 xícaras de chá de tomate picado, 4 xícaras de chá de farinha de mandioca e sal à gosto.

 

Preparo: Ferva a casca de melão até ficar macia. Escorra e reserve. Aqueça o azeite e doure a cebola e o alho, acrescente os talos, a casca do melão e refogue. Junte o suco e o sal. Deixe levantar fervura. Por fim, acrescente o tomate picado e a farinha de mandioca. Mexa bem e sirva quente ou frio. No caso do suco da casca do abacaxi, as cascas devem ser cozidas por 15 à 20 minutos.

 

7 – Arroz Brasileirinho

Ingredientes: 1 xícara de feijão cozido sem caldo, 2 xícaras de arroz cozido, 1 xícara e meia de cebola picada, 4 colheres de sopa de margarina, 3 dentes de alho picadas, 4 ovos cozidos, 1 xícara de chá de farinha de rosca, 5 bananas, salsinha picada à gosto e sal à gosto.

 

Preparo: Derreta a margarina, refogue a cebola e o alho. Coloque os ovos, o arroz, o feijão, a farinha de mandioca, a salsinha, o sal e por último as bananas cortadas em rodelas. Mexa delicadamente e sirva. Rende até 4 porções.

 

Fonte: trovoacademy.com

7 dicas para combater o estresse de forma natural

posted by

Categories: Bem-estar

Comments: 0

Investir em vitamina C, exercícios físicos e mentalização positiva ajudam a neutralizar efeitos negativos do estresse

 

Apesar de ser uma reação natural do organismo, que nos prepara para momentos de perigo ou alerta, o estresse nem sempre é benéfico. Quando ele começa a afetar aspectos importantes do dia a dia, é preciso investigar o que está desencadeando essa reação e encontrar formas, ainda que naturais, de combatê-la.

 

Parece difícil viver uma vida livre de estresse com tantas obrigações, demandas e compromissos, não é mesmo? Porém, com algumas mudanças de hábito, é possível diminuir o estresse e enfrentar os desafios do dia a dia com mais tranquilidade, calma e bem-estar, sem ser afetado pelas consequências físicas do estresse, como insônia e pressão alta.

 

Listamos abaixo algumas medidas naturais que ajudam a combater o estresse e, de quebra, garantem mais saúde e qualidade de vida. Veja mais:

 

  1. Exercícios físicos

Além de prevenir alguns problemas de saúde, como hipertensão e diabetes, praticar alguma atividade física regularmente é uma ótima saída para quem se sente estressado com frequência. Os exercícios relaxam a musculatura, aliviam a tensão acumulada e proporcionam mais bem-estar aos seus praticantes, uma vez que há a liberação de endorfina, o hormônio da felicidade, durante o movimento.

 

Por isso, investir em uma rotina de exercícios pode ser uma boa válvula de escape para quem vive dias estressantes e, de quebra, deseja abandonar o sedentarismo. O caminho é encontrar a atividade, ou esporte, mais adequado para você e que caiba na rotina: caminhada, corrida, natação, circo, escalada, dança, artes marciais e pilates são alguns exemplos para experimentar.

 

  1. Técnicas de relaxamento

Muitas vezes, surge a vontade – e necessidade – de lidar com o estresse imediatamente, como quando nos deparamos com uma dificuldade no trabalho. Nessas horas, vale a pena colocar em prática algumas técnicas de relaxamento que aliviam o estresse em até um minuto, ou menos. São atitudes simples, mas eficazes, que tiram o nosso foco do problema central, para que possamos vê-lo com distanciamento e um pouco mais de calma.

 

Tomar um copo d’água e sair para comer uma fruta, como uma laranja, são dois bons exemplos. Enquanto a vitamina C inibe a ação do cortisol, um hormônio do estresse, a água repõe a hidratação do corpo, regula a respiração e alivia a pressão sobre o coração. Outra dica é fazer uma massagem nos ombros ou nos pés, o que ajuda a acalmar os pensamentos e alivia a tensão muscular causada pelo estresse.

 

  1. Alimentação saudável

É verdade que, em situações de estresse, podemos acabar descontando todos os problemas na comida. Estar consciente disso e adotar uma alimentação saudável são formas de prevenir o quadro e também outros problemas de saúde, como o colesterol alto e deficiências nutricionais.

 

A laranja, por exemplo, é rica em vitamina C, um nutriente que inibe a liberação do cortisol, principal hormônio relacionado ao estresse. Espinafre e brócolis, por sua vez, contêm potássio e ácido fólico, importantes para o funcionamento correto das células, e vitaminas A, C e do Complexo B, que atuam na regulação do sistema nervoso. O maracujá também entra nessa lista, já que as folhas da fruta são ricas em alcaloides e flavonoides, nutrientes que diminuem o estresse.

 

Devido a essas propriedades, a passiflora, extrato natural das folhas do maracujá presente em medicamentos fitoterápicos, é uma possibilidade de tratamento. Ela ajuda em casos de ansiedade leve, estados de irritabilidade, agitação nervosa e insônia. A passiflora conta com ação calmante, estimulando a liberação de hormônios que causam relaxamento e sensação de bem-estar. Consulte um médico para saber mais!

 

  1. Respiração profunda

Parece simples – e é, de fato – mas parar por alguns minutos e respirar profundamente é um hábito que pode ajudar a diminuir o estresse e a agitação no dia a dia. Basta procurar um local silencioso, fechar os olhos e inspirar e expirar profundamente, com calma e consciência. Essa prática ajuda a inibir o cortisol, hormônio do estresse, acalma os pensamentos naqueles momentos mais críticos.

 

  1. Óleos essenciais

A aromaterapia faz uso de óleos essenciais e óleos vegetais para agir terapeuticamente no nosso organismo. Funciona da seguinte forma: quando sentimos um cheiro, o sistema límbico, responsável por emoções e comportamentos, recebe uma informação, que pode ou não ter relação com a memória olfativa. Por isso, se você inalar o aroma de lavanda ou outro extrato com propriedade calmante, sentirá os efeitos benéficos em questão de segundos.

 

Os óleos podem ser aplicados de diferentes formas: em compressas, como inalação, em difusores específicos e até durante uma massagem. O ideal é contar com essa ajuda dos aromas regularmente, para que o alívio do estresse seja duradouro. Além de lavanda, outros óleos essenciais contam com propriedade calmante, tais como camomila, citronela, bergamota, tangerina e palmarosa.

 

  1. Mentalização positiva

Mudar a perspectiva e fazer uma mentalização positiva, mesmo em dias estressantes e difíceis, é mais um exemplo de atitude que ajuda a aliviar o estresse. Pessoas com fortes emoções positivas têm níveis mais baixos de substâncias químicas associadas ao estresse e sofrem menos frente a situações e imprevistos que estão fora do seu controle. Por isso, quando se sentir estressado, experimente parar, respirar e ficar a sua atenção em coisas que deram – e estão dando – certo na sua vida.

 

  1. Sono profundo

Por fim, não abra mão de uma boa noite de descanso. É durante o sono que o organismo se recupera das agressões causadas pelo estresse crônico. Além disso, noites mal dormidas alimentam o mal-estar e o nervosismo, por isso, o ciclo precisa ser rompido. Invista em hábitos relaxantes à noite, como manter o ambiente do quarto pouco iluminado e, mais importante ainda, deixe o celular desligado e bem longe da cama.

 

Fonte: Minha Vida

Será que é cárie?

posted by

Categories: Saúde

Comments: 0

Escovar bem os dentes depois das refeições e usar sempre o fio dental é a melhor maneira de manter a boca saudável e evitar o aparecimento das cáries, aqueles buraquinhos que se formam quando as bactérias correm o esmalte do dente.

O primeiro sinal de problemas são as manchas brancas próximas à gengiva. Elas são bem definidas e um pouco mais escuras do que dente.

Outro alerta é a dor. Os dentes ficam sensíveis quando você toma bebidas quentes, geladas ou ingere alimentos doces. Se você perceber qualquer um desses sinais, procure o seu dentista.

Fonte: Revista Ofertão

 

A sensibilidade dos dentes

posted by

Categories: Saúde

Comments: 0

Tomar um chocolate quente no inverno pode ser uma tortura para 35% da população mundial que tem dentes sensíveis.

O cirurgião dentista e especialista em ortodontia, Nayo Hernandes, ensina a prevenir o desgaste do esmalte dos dentes.

Para isso, use escovas com cerdas ultramacias e nada de movimentos agressivos durante a escovação. Evite refrigerantes, as frutas cítricas (como abacaxi e laranja), vinagre e vinhos.

“Depois de comer, espere uns 30 minutos para começar a escovação. Isso porque os ácidos podem reagir com o creme dental e provocar o aumento da sensibilidade dos dentes”, ensina Hernandes.

 

Fonte: Revista Ofertão

 

4 dicas infalíveis para planejar as férias perfeitas

posted by

Categories: Turismo

Comments: 0

Dezembro está chegando e muita gente começa a planejar as férias. É o momento de curtir a família, se divertir, descansar e recarregar as baterias para o próximo ano. Mas para que as férias dos sonhos sejam prazerosas sem comprometer o orçamento da família, um bom planejamento é essencial. Seguindo estes 4 passos, é possível se organizar e ter o controle das suas férias, aproveitando mais e gastando menos.

 

1 – Planeje-se financeiramente

Planejar as férias com antecedência faz toda a diferença na hora de realizar a viagem dos sonhos. Poupando um valor mensal, mesmo que pequeno, é possível se programar sem desequilibrar o orçamento da família, desembolsando todo o valor das férias de uma só vez, além de permitir negociar descontos mediante pagamento à vista ou até cobrir os gastos com passeios, compras e presentes para não se endividar ao final da viagem.

 

2 – Faça o seu roteiro

Crie um roteiro com tudo o que deseja em suas férias: aonde ir, ficar e comer, quais atrações visitar etc. Ele será, literalmente, o seu guia principal. Com o roteiro, você terá as informações necessárias para estimar o orçamento das férias, a principal ferramenta de planejamento para que as finanças fiquem em ordem. Uma vez definido o roteiro será possível transformar em números todos os desejos e aproveitar as férias sem surpresas desagradáveis.

 

3 – Defina o orçamento

Na definição do orçamento devem ser estimados todos os custos das férias, registrando tudo o que é pertinente: gastos com transporte (passagem, combustível, estacionamento, pedágio etc.), hospedagem, ingressos para as atrações, alimentação, compras e uma reserva para emergências, que não pode faltar. Inclua tudo, não deixe nada de fora. Ao levantar todos os gastos será possível estimar o custo total e, caso as despesas estejam acima ou abaixo do que se pretende gastar, voltar ao roteiro e promover alterações. Dessa forma, você poderá definir o orçamento para cada conta e se manter fiel a ele durante a viagem. Junte a família neste exercício para que todos contribuam, garantindo o sucesso do planejamento das férias.

 

4 – Monitore os gastos

Durante a viagem, monitores os gastos. Uma vez definido o orçamento para cada conta, basta acompanhar se o valor planejado está sendo cumprido em cada uma delas. Aqui vai uma grande dica para quem tem dificuldades estabelecer limites utilizando o cartão de crédito: ande com o dinheiro contado! Leve apenas o dinheiro planejado no orçamento das férias e deixe o cartão de crédito para uso exclusivo em emergências. Para facilitar o controle, você pode inclusive utilizar envelopes para separar o dinheiro de cada conta (transporte, hospedagem, compras etc.). Assim, o dinheiro não se mistura e você terá a certeza de gastar exatamente aquilo que planejou, pois, quando acabar, acabou.

 

Planeje suas férias e seja feliz!

 

Fonte: Organizze

Receita de dadinho de tapioca assado

posted by

Categories: Receitas

Comments: 0

Essa receita de Dadinho de Tapioca é fácil, deliciosa e extremamente versátil: não contém glúten e vai bem tanto no café da manhã quando no chá da tarde. Além disso, contém em sua composição tapioca, que além de ser isenta de glúten, é obtida da mandioca. Essa receita de dadinho de tapioca, combina o queijo com temperos, deixando a tapioca em um formato ainda mais gostoso!

 

Como fazer dadinho de tapioca:

 

INGREDIENTES

• 500 g de tapioca;
• 500 g de queijo coalho ralado grosso;
• 1 litro de leite;
• Sal e pimenta-do-reino a gosto.

 

MODO DE PREPARO

1 Coloque o leite, sal e a pimenta do reino em uma panela até ferver e reserve;
2 Coloque em um recipiente, a tapioca e o queijo ralado;
3 Adicione o leite fervido aos poucos, misturando bem até formar uma massa homogênea;
4 Despeje a massa em uma assadeira e forre com plástico-filme;
5 Leve à geladeira por aproximadamente 3 horas ou até a massa ficar firme;
6 Retire da geladeira e corte em cubinhos;
7 Coloque os cubinhos em outra assadeira forrada com papel-manteiga;
8 Leve ao forno por cerca de 30 minutos a 180º C.

 

Fonte: Natue

4 cuidados para deixar os lábios bonitos e hidratados

posted by

Categories: Beleza

Comments: 0

A boca é uma parte do corpo que, muitas vezes, passa despercebida dos cuidados diários. Porém, se não cuidarmos bem, ela pode ficar ressecada durante as estações mais frias e até mesmo perder sua coloração original.

 

A boa notícia é que os cuidados com os lábios estão em evidência no mundo da beleza. Cada vez mais blogueiras e marcas estão incentivando o cuidado com esta região do corpo e há diversos tratamentos naturais para tratar da área.

 

O dermatologista Jardis Volpe, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia, deu algumas dicas de  cuidados para deixar os lábios mais bonitos e hidratados. Confira:

 

Esfoliação

É importante fazer uma esfoliação nos lábios uma vez na semana, já que ela remove as células mortas e peles soltas da região, deixando a região mais lisa e uniforme. “Esse procedimento deve ser feito com atenção, já que, quando realizado de forma excessiva, em vez de remover as células, a esfoliação acaba traumatizando a área e gerando lesões”, afirma o especialista. Além disso, você deve atentar-se a sempre utilizar produtos específicos para a área.

 

Hidratação

Assim como qualquer outra parte do corpo, os lábios também sofrem com ressecamento, inflamações e envelhecimento precoce. A melhor opção de produto para promover a hidratação são os lip balms. Alguns batons também possuem propriedades hidratantes.

 

“Os balms labiais possuem manteigas hidratantes, óleos, antioxidantes, vitamina E, colágeno e outras substâncias que ajudam a hidratar rapidamente os lábios”, explica. Ele também chama atenção para a importância de verificar o rótulo do produto, já que ele não deve conter fragrâncias ou petrolato em sua fórmula.

 

Proteção

“Assim como a pele, os lábios também sofrem com os danos causados pela exposição solar, que podem levar ao surgimento de manchas, rugas, ressecamento e até mesmo câncer de lábios”, diz. Por isso, é extremamente importante aplicar protetores labiais com fator de proteção solar de, no mínimo, 30 FPS, que devem ser aplicados a cada duas horas.

 

Beba água

Uma das principais causas do ressecamento dos lábio é a desidratação, por isso é recomendado que se faça uma ingestão de no mínimo dois litros de água. Isso, além de manter o corpo mais hidratado, é uma forma de promover a manutenção da umidificação dos lábios, deixando-os macios.

 

Fonte: Cláudia

Brownie de Beterraba

posted by

Categories: Receitas

Comments: 0

Essa receita de brownie sem glúten oferece uma opção de como aproveitar um alimento como a beterraba, que é conhecida por ser rica em vitaminas em minerais, com baixo valor calórico, trazendo um gostinho a mais para seu brownie nada tradicional.

 

Como fazer brownie de beterraba:

 

INGREDIENTES

 

  • 400g de beterraba;
  • ½ xícara de manteiga ghee sem sal ;
  • 200g de chocolate amargo 70% ;
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha ;
  • 1 ½ xícara de açúcar de coco;
  • 3 ovos;
  • 1 xícara de chá de farinha sem glúten (pode ser substituída por farinha de linhaça, amêndoa, arroz, entre outras);
  • ¼ de xícara de cacau em pó.

 

MODO DE PREPARO

 

1 Cozinhe as beterrabas até elas ficarem com o aspecto mole;

2 Bata os ovos e o açúcar na batedeira por 2 minutos;

3 Derreta a manteiga e o chocolate em uma panela e reserve;

4 Após bem cozidas, bata as beterrabas no liquidificador e acrescente o chocolate até ficar homogêneo;

5 Acrescente a mistura da beterraba com os ovos, use uma espátula para incorporar;

6 Peneire a farinha e o cacau sobre a mistura e mexa com cuidado;

7 Unte a forma com papel manteiga e despeje a mistura;

8 Coloque no forno a 180°c por 25 minutos;

9 Sirva e bom apetite!.

 

Fonte: Natue