Uma vida mais leve

posted by

Categories: Saúde

Comments: 0

Como combater o estresse e não deixar que ele comprometa a sua qualidade de vida

Cansaço constante, alterações no humor, falta de interesse, dificuldade de concentração, agitação e preocupação excessiva podem ser sinais de estresse. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), ele atinge 70% dos brasileiros, sendo que 30% deles sofrem com níveis elevados de estresse. Mesmo sendo tão comum e tão presente na população o estresse ainda é ignorado. Os sintomas acabam sendo deixados de lado e a doença não recebe o tratamento adequado.

Mas, afinal, o que é o estresse? É uma resposta natural do nosso organismo quando se sente ameaçado. Em pequenas doses, o estresse pode nos deixar mais alertas e concentrados. Tudo isso é consequência involuntária do nervosismo diante de uma situação nova. Porém, se a pressão persistir por um longo tempo, as alterações benéficas passam a ser prejudiciais, manifestando-se no organismo de formas patológicas e com sintomas como dores de cabeça e de estômago.

O estresse crônico prejudica o funcionamento do cérebro, diminui a capacidade de aprendizado, aumento os riscos de problemas cardíacos, afeta o sistema imunológico e contribui para o envelhecimento e aumento de peso. Não é raro que pessoas estressadas abusem do álcool, cigarros e drogas para tentar relaxar. Ele também pode estar relacionado a outras doenças, como depressão, ansiedade, Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), Síndrome do Pânico e Transtorno Por Estresse Pós-Traumático (TEPT).

Existem maneiras simples de prevenir o estresse, como ter uma alimentação balanceada, praticar atividades físicas, dormir melhor e ter hábitos saudáveis. Usar menos o celular, aprender novas maneiras de aproveitar seu tempo e cuidar de si mesmo também são boas maneiras de levar a vida de forma mais leve.

Se você está sempre cansado e se sentindo sobrecarregado, talvez seja hora de procurar um médico para um diagnóstico mais completo. Um psicólogo ou um psiquiatra podem ajudar a identificar as causas do estresse e a lidar melhor com a pressão.

Dicas para aliviar a pressão

 

  1. Pratique atividades físicas: exercícios físicos liberam hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar. Eles também ajudam a liberar endorfinas, que melhoram o humor e funcionam como analgésicos naturais.

 

  1. Reduza a cafeína: chás, cafés, refrigerantes e energéticos são bebidas estimulantes, que podem prejudicar o sono e aumentar ainda mais a sensação de cansaço.

 

  1. Relaxe: Acenda um incenso, faça ioga, escute músicas suaves ou qualquer outra atividade que ajude a diminuir o ritmo e a relaxar. Essa também é uma excelente maneira de melhorar a atenção, memória e concentração.

 

  1. Passe um tempo com seus amigos: estar com amigos e familiares melhora o humor e a autoestima. Além disso, uma conversa animada pode ajudar a desviar o foco dos problemas que causam o estresse.

 

  1. Escreva sobre seus sentimentos: escrever o que sente pode ajudar a identificar os fatores estressantes e a lidar melhor com eles. Não se esqueça de anotar também os fatores positivos. Na hora do estresse, eles podem ajudar a mudar o foco.

Fonte: Revista Ofertão

 

De olho na higiene

posted by

Categories: Saúde

Comments: 0

A queda na temperatura favorece a concentração de pessoas em ambientes fechados, aumentando a circulação de diversos tipos de vírus respiratórios, inclusive o da gripe.

 

Hábitos simples de higiene são importantes para prevenção. O Ministério da Saúde alerta para os cuidados de higiene, que devem ser redobrados com crianças e idosos.

 

No caso de crianças, é recomendável – especialmente no ambiente escolar – que além das mãos, os brinquedos e objetos de uso comum sejam lavados com água e sabão ou higienizados com álcool em gel a 70%.

 

Fonte: Revista Ofertão

 

Lábios saudáveis

posted by

Categories: Beleza

Comments: 0

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A pele fina e delicada dos lábios também merece atenção especial. Durante os meses mais gelados, eles podem ficar ressecados e rachados, o que deixa a pessoa com uma aparência nada saudável.

 

No caso das mulheres, vale investir em um hidratante labial antes de passar a camada de batom. Já os homens podem atenuar o ressecamento labial com protetores: a manteiga de cacau é um clássico para deixar na mochila nos dias mais frios.

 

Fonte: Revista Ofertão

posted by

Categories: Turismo

Comments: 0

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Um dos locais mais visitados do mundo, a Capela Sistina continua impressionando turistas com as pinturas feitas por Michelangelo e outros mestres da Renascença

Quando entrei na Capela Sistina pela primeira vez, demorei um pouco para entender onde estava. Eu só reconheci o local quando ergui a cabeça e percebi que estava parada embaixo da ‘Criação de Adão’, a famosa pintura de Michelangelo que fica bem no centro do teto. A figura é tão impressionante, que eu não conseguia tirar os olhos do pequeno espaço entre a mão poderosa de Deus e os dedos do homem. A Capela Sistina surpreende pelas cores fortes e vibrantes das pinturas que preenchem todo o seu interior. Os desenhos parecem ganhar vida e se misturar aos mais de 20 mil turistas que visitam o local diariamente.

Conhecer a Capela Sistina é muito mais simples e fácil do que imaginava. Ela é o ponto alto da visita aos Museus do Vaticano, que estão entre os mais importantes do mundo. Eles receberam esse nome porque, na realidade, são um conjunto de museus independentes, com artes valiosas colecionadas por diferentes papas ao longo dos séculos. Na prática, é quase impossível notar a diferença, pois todas as salas são interligadas.

Localização

A Capela Sistina faz parte do Palácio Apostólico, a residência oficial do Papa. Ela fica ao lado da Basílica de São Pedro, bem no centro do Vaticano. Quando um papa renuncia ou falece, é na Capela Sistina que os cardeais se reúnem para escolher quem será o próximo líder da Igreja Católica.

Existem dois caminhos possíveis dentro dos Museus do Vaticano. O mais curto leva rapidamente à Capela Sistina, enquanto o mais longo proporciona a oportunidade de passear entre artefatos da Antiguidade e obras renascentistas. Na Galeria das Tapeçarias, por exemplo, estão lindos tapetes produzidos na Bélgica durante o século XVI. Um dos lugares mais bonitos é a Galeria dos Mapas, com 40 mapas da Itália e seus principais portos, pintados entre 1580 e 1585. O grande desafio é se concentrar nas informações, pois o teto da galeria é simplesmente deslumbrante. Outra vantagem de escolher o trajeto mais longo é conhecer as Salas de Rafael. O artista foi chamado para decorar as paredes e o teto dos antigos aposentados privado do Papa Júlio II (1503-1513). Foram necessários 16 anos de trabalho e o resultado impressiona pela riqueza de detalhes.

Quando menos esperava, estava dentro da Capela Sistina. O silêncio é convidativo. Mesmo as pessoas que um pouco antes estavam rindo e conversando sentiram vontade de ficar quietas e apreciar as cores e a beleza do local, que guardar algumas das principais obras de grandes mestres da pintura renascentista. Depois de alguns minutos lá dentro, fica fácil entender porque ela é considerada um dos maiores tesouros da humanidade. A Capela Sistina mistura história, arte e fé num espetáculo visual difícil de esquecer.

Como visitar

Os ingressos para os Museus do Vaticano custam 17 euros (aproximadamente R$ 75) e podem ser comprados no site oficial. O horário de visitas é das 9h as 18h. Se você quiser evitar filas, compre o seu ingresso antecipado e escolha o primeiro horário. Lembre-se que a Capela Sistina é um espaço religioso, por isso é proibido roupas curtas, blusas sem manga ou decotadas. Além disso, não é permitido falar alto, fotografar ou sentar no chão.

Como tudo começou

A história da Capela Sistina começa em 1477. O nome é uma homenagem ao Papa Sisto IV (1471-1484), que tomou a iniciativa de reconstruir a antiga capela que existia no local. A obra fez parte de uma série de revitalizações que a Santa Sé estava realizando no Vaticano naquele período e demonstrou três anos para ser concluída. Alguns dos maiores artistas da época ficaram responsáveis por decorar as paredes da Capela Sistina, entre eles Pietro Perugino, Sandro Botticelli, Luca Signorelli, Pinturicchio e Rafael. Nas paredes, as gravuras mais próximas ao chão imitam tecidos. Logo acima surgem cenas da vida de Cristo e de Moisés. Lá no alto, entre as janelas, estão os retratos dos primeiros Papas da Igreja Católica.

A pintura original do teto da Capela Sistina imitava um céu estrelado, bem ao estilo das capelas medievais. Ela foi danificada, décadas mais tarde, quando uma das paredes começou a inclinar e provocou uma grande rachadura. Foi então que o Papa Júlio II (1503-1513) teve a ideia de chamar Michelangelo para refazer os desenhos do teto. Demorou dois anos para convencer o artista, que se interessava muito mais por escultura. Ele fez tudo sozinho, contando apenas com a ajuda de andaimes, entre 1508 e 1512.

O tema do majestoso teto é o Antigo Testamento e bem ao centro estão oito cenas inspiradas no livro de Gênesis. A última pintura foi acrescentada à Capela Sistina 22 anos mais tarde. O Papa Paulo III (1534-1549) contratou Michelangelo para redecorar a parede atrás do altar. O desenho criado é o Juízo Final, que levou sete anos para ficar pronto. A primeira coisa que chama a atenção é a figura de Jesus, bem ao centro, decidindo aqueles que vão para o Céu e os que estão condenados ao inferno. É nessa obra-prima que Michelangelo mostra toda a sua força e expressividade.

 

Fonte: Revista Ofertão

Lágrimas de tristeza?

posted by

Categories: Bem-estar

Comments: 0

Elas são essenciais para manter os olhos lubrificados e livres de micro-organismos, mas por que as lagrimas escorrem pelo nosso rosto quando estamos tristes?

Tudo começa no sistema límbico, região do cérebro responsável por controlar as nossas emoções. Ele estima vários músculos e glândulas do nosso corpo, inclusive aquelas que produzem as lágrimas.

É por isso que o choro pode vir acompanhado de tremedeira, embrulho no estômago e taquicardia. Os estímulos do sistema límbico variam de pessoa para pessoa, o que faz com que alguns chorem com mais facilidade do que outros.

Fonte: Revista Ofertão

Xô, azia!

posted by

Categories: Saúde

Comments: 0

Mudança de hábitos alimentares contribui para acabar com a sensação de queimação no estômago

Que atire o primeiro frasco de antiácido quem nunca se sentiu mal depois de exagerar no almoço de domingo. A barriga estufada, o estômago cheio e a sonolência são sinais de má digestão, mas ela também pode provocar dores fortes no abdômen, enjoo e vômitos. Muitas vezes, a má digestão vem acompanhada da azia, aquela sensação desconfortável de queimação no peito e na garganta.

A azia e a má digestão são comuns e a imensa maioria das pessoas já experimentou esses sintomas. Eles podem surgir depois de uma refeição rica em carnes e gorduras ou quando comemos depressa demais, sem mastigar direito os alimentos. O hábito de beber muitos líquidos durante as refeições aumenta o volume do estômago e deixa a digestão mais lenta. A obesidade, o cigarro, o álcool e o estresse também são fatores que atrapalham a absorção dos alimentos.

Para aliviar o desconforto, os medicamentos mais comuns são os antiácidos e o sal de frutas. Os chás de ervas com propriedades calmantes e digestivas, como boldo, erva-doce, hortelã, também são uma boa opção para combater os gases. No entanto, eles não devem ser adoçados, pois o açúcar e o mel podem dificultar a digestão.

Acabar de vez com o incômodo é fácil e os sintomas normalmente vão embora depois de simples mudanças nos hábitos alimentares. O primeiro passo é comer sem pressa, mastigando muito bem os alimentos. Faça várias refeições ao longo do dia, sempre com pequenas porções e não fique mais do que três horas sem se alimentar.

Para evitar aquela sensação incômoda de estômago cheio é fundamental escolher bem o que vai ser colocado no prato e não exagerar nas frituras e alimentos gordurosos. Ficar deitado logo após comer pode dificultar a digestão, portanto espere algumas horas antes de dormir. Se você for tirar um cochilo, deixe a cabeça inclinada para cima. Para ajudar o estômago a digerir melhor os alimentos, faça uma caminhada leve de 15 minutos. No entanto, se os sintomas persistirem, o médico deverá ser consultado.

Fonte: Revista Ofertão

 

Liderança Feminina

posted by

Categories: Bem-estar

Comments: 0

O que a liderança feminina pode fazer por sua empresa?

A mulher vem cada vez mais galgando grandes e merecidos espaços no mercado de trabalho. Apesar disso, infelizmente sua presença em cargos de liderança no mundo é de apenas 15%, segundo a pesquisa Women in the Boardroom – a global perspective, realizada pela Deloitte.

Esse resultado é um desperdício. A liderança feminina possui características particulares, que são de grande valia para a gestão das empresas modernas. Entre elas, estão a flexibilidade, adaptabilidade, inovação, empatia, resiliência e criatividade, que até pouco tempo atrás eram julgadas secundárias à gestão das organizações, mas hoje são consideradas extremamente importantes para promover mudanças nas empresas e para guiar os colaboradores nos novos desafios que os tempos atuais exigem.

Tão diferenciada é a liderança feminina que pode representar mais lucro para a empresa. Um estudo da consultoria americana McKinsey revelou que ter mulheres em cargos de liderança aumenta em até 21% as chances de uma empresa ter resultados acima da média. Algumas características que têm como origem o papel cultural e tradicional da mulher podem explicar a conclusão da pesquisa.

Habilidades como a facilidade para a criação de equipes unidas e cooperativas, o pensamento sistêmico, e em “redes”, mais atento a fazer conexões entre informações diferentes e a adaptação a mudanças e a novos contextos com mais flexibilidade – pois são menos ligadas a paradigmas profissionais do passado e a pensamentos automáticos do tipo: “sempre foi assim” -, contribuem para a produtividade dos colaboradores e equipe como um todo, elevando assim os resultados.

Mesmo existindo ainda fatores socioculturais ligados à organização do mundo cooperativo que tradicionalmente e por muitos séculos foram masculinos, há uma ocupação cada vez maior e significativa da força e da liderança feminina. Isso representa um movimento de mudança irreversível, onde homens e mulheres se encontram caminhando juntos.

Cada vez mais a gestão de pessoas comprova que é por meio da valorização das diferenças que se desenvolve uma liderança de sucesso. A diversidade é complementar e não excludente. Respeitando as diferenças de ideais e a realização do trabalho em conjunto, aumentando o desempenho corporativo, a concretização de resultados e a realização pessoal e profissional.

 

Fonte: Revista Ofertão

Corpo hidratado o ano inteiro

posted by

Categories: Beleza

Comments: 0

É comum a diminuição do consumo diário de água quando os termômetros baixam. No entanto, a prática é prejudicial, pois ela é responsável por 60% do peso corporal e fundamental para a manutenção da saúde. “Além de atuar no processo fisiológico, como na digestão, a água auxilia o transporte de substâncias, ajuda a eliminar toxinas por meio da urina e da transpiração, e também é importante na regulação da temperatura do nosso corpo”, afirma a nutricionista da Cia. Da Consulta, Juliana Mauri. Confira alguns benefícios da água para o organismo:

 

  1. Proporciona saciedade;

 

  1. Reduz cansaço e fadiga muscular;

 

  1. Ajuda no raciocínio e bom humor;

 

  1. Retarda o envelhecimento da pele;

 

  1. Previne o mau hábito;

 

  1. Beba dois litros de água por dia, mesmo durante os dias mais frios, e fique atento aos sinais da desidratação, com boca seca e urina mais escura.

 

Fonte: Revista Ofertão

Curtos e charmosos

posted by

Categories: Beleza

Comments: 0

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Famosos nos anos 60, o pixie cut volta com força total e deixa as mulheres ainda mais sexies e femininas

 

Os cortes curtos caíram no gosto da mulherada e a cada nova estação mais modelos entram para a galeria de favoritos. Bem escolhidos, eles realçam ainda mais a beleza natural das mulheres. Essa tendência tem conquistado mais adeptas, inclusive uma legião de atrizes de Hollywood, famosas por lançarem hits. Práticos e charmosos, os cortes deixam o rosto bem à mostra e denotam personalidade.

 

De acordo com o Instituto Embelleze, os fios curtos estão em alta. O destaque desta vez é para o pixie cut, curte de cabelo bem curtinho, leve e prático. “O estilo, famoso nos anos 60 e adotado por muitas celebridades, volta com força em inúmeras variações, desde a franja curtíssima até as mais longas e desfiadas”, afirma o instrutor Osmar Benvenute.

 

O pixie cut pode ganhar um visual mais elegante ou despojado para se adaptar à sua personalidade. Antes de encarar a tesoura, lembre-se de que os cabelos curtos exigem segurança e personalidade. Quem prefere ousar um pouco menos pode  cortar os fios aos poucos ou optar pelo blunt cut. “Da mesma forma que o long bob é o crescimento de um Chanel, o blunt cut é o crescimento de um long bob”, explica.

 

Segundo Benvenute, as mulheres que possuem cabelos crespos perderam o medo do volume. “Chega de raízes baixas e madeixas pesadas. O volume voltou com tudo e o repicado para cabelos crespos está se tornando obrigatório”, afirma.

 

OUSE NA COR

 

Mudar a cor dos cabelos é uma excelente opção para quem quer renovar o visual, mas prefere manter um corte mais tradicional. Benvenute destaca que três tonalidades estarão em alta nas estações mais frias: o preto, o violeta e o Borgonha. “O preto retorna com tudo, acompanhado de reflexos em tom violeta. Já o Borgonha é ideal para as mulheres ruivas”, ressalta.

 

A moda é deixar os fios com um efeito mais natural e apostar nas técnicas de iluminação. A tendência são as mechas bronde. “Elas são feitas no cabelo castanho, com mechas finas e claras em loiro dourado para refletir a luz”, enfatizada.

 

HIDRATE SEMPRE

 

Além do corte e da cor, as mulheres também precisam ficar atentas à saúde dos cabelos. Esta época do ano exige atenção especial, pois a baixa umidade do ar pode deixar os fios ressecados e quebradiços. De acordo com a dermatologista Cíntia Guedes Mendonça, uma hidratação mais rigorosa é primordial. “O ideal é fazer a cada 15 dias, com produtos específicos para cada tipo de cabelo, além de manter uma alimentação adequada”, frisa.

 

Fonte: Revista Ofertão