Alimentação detox é a pedida para um pós-Carnaval saudável

posted by

Categories: Receitas

Comments: 0

Sucos e alimentos combinados corretamente desintoxicam o corpo, oferecendo mais saúde e bem-estar.

O Carnaval está aí. E junto dele, bebidas e uma alimentação desregrada, ingredientes ideais para a intoxicação do organismo e ganho de quilos indesejados. Para eliminá-los, porém, não basta apenas estar insatisfeito, é necessário fazer acontecer. Uma das alternativas é iniciar uma dieta detox (ou desintoxicante), que tornou-se a queridinha da estação. O objetivo principal, conta a nutricionista, é mandar embora as toxinas que se acumularam após o período de festas para, depois, iniciar o processo de reeducação alimentar.

De acordo com ela, o ideal é usar alimentos que, além de nutrir, também desintoxiquem. “Ao longo dos dias, e principalmente em eventos com grande concentração de pessoas, como é o caso do Carnaval, ficamos expostos a uma série de toxinas. Elas estão no ar, na comida, na bebida, em produtos que passamos na pele. Como o nosso corpo não as reconhece, acaba não metabolizando-as, e é aí que elas começam a se acumular”, conta a nutricionista. Para fazer o trabalho de desintoxicação, é necessário atentar-se ao PH do alimento. Quanto maior ele for, melhor será a eliminação de toxinas. “Exemplos disso são as frutas vermelhas, limão, sobretudo a casca, gengibre, vegetais como couve, brócolis e couve-flor, fibras, sal marinho, entre outros”, coloca.

Com a alimentação detox, é possível fazer uma reprogramação do organismo, reduzindo e até eliminando as dores de cabeça e enxaqueca causadas pela hipersensibilidade e pelo excesso de toxinas, ter mais energia e bem-estar ao acordar e no fim do dia, garantir um sono tranquilo e de qualidade, reduzir a celulite e a acne, além de ganhar mais disposição para seguir um estilo de vida saudável.

A maquiadora e designer gráfico Sabrina Benedet é uma das adeptas à alimentação e aos sucos detox. Adepta ao estilo de vida há um ano, diz reforçar a dieta em épocas como esta. “Eu tomo suco verde todos os dias e, alternando, faço um especial com couve, gengibre, maçã e linhaça. Não existe coisa melhor para limpar o organismo, principalmente em tempo de festa. Fico mais leve, mais disposta”, conta a jovem, que tem 27 anos.

No dia a dia: é recomendado utilizar apenas os medicamentos recomendados por profissionais capacitados, dormir bem, não se estressar, não fumar, não consumir bebidas alcoólicas, evitar o uso do microondas, de produtos de limpeza e de cosméticos muito fortes.

Alimentos permitidos: frutas, legumes, verduras, grãos integrais, sementes, leguminosas, ovos, azeite e óleos de boa qualidade e chás. Além, claro, de beber muita água e praticar exercícios físicos. O ideal é fazer um período de desintoxicação entre sete e 10 dias. “O correto é que todo tipo de mudança alimentar seja acompanhado por profissionais, já que cada pessoa tem particularidades. Se optar por uma dieta detox, o melhor a se fazer é buscar orientação nutricional e aproveitar para fazer uma reeducação alimentar”, conta Talita.

Outra dica! Sucos detox são essenciais para quem quer expulsar as toxinas e uma excelente opção para se desintoxicar após as festas de Carnaval. A combinação de determinados nutrientes é ótima para acalmar os processos inflamatórios, ajudar o trabalho do trato intestinal, dar uma força ao fígado, entre outros benefícios.

Ingredientes:

# Meia maçã

# Meio pepino

# 2 cubos de gelo de água de coco

# 3 folhas de hortelã

# Bata tudo no liquidificador

Neste suco, a presença de dois ingredientes bastante diuréticos, como o pepino e a água de coco, fazem uma ótima combinação que, aliada à hortelã, ajuda na digestão. Para finalizar, a maçã é considerada uma das frutas mais benéficas que se tem conhecimento, com compostos antioxidantes e fibras, que oportunizam saciedade na medida certa.

 

Fonte: http://www.engeplus.com.br/noticia/geral/2015/alimentacao-detox-e-a-pedida-para-um-pos-carnaval-saudavel/

Reeducação Alimentar – Os 12 Passos Essenciais

posted by

Categories: Receitas

Comments: 0

Você quer um passo a passo para fazer a sua reeducação alimentar de forma progressiva? Quer tornar a sua alimentação mais saudável e atingir o seu peso ideal? Então chegou ao lugar certo!

Hoje você vai aprender como fazer a sua reeducação alimentar, com base nos últimos estudos científicos. O conceito de alimentação saudável está em constante evolução e este artigo pretende apresentar a forma mais efetiva e atualizada de reeducação alimentar.

Este guia é para quem quer fazer a sua reeducação alimentar com calma ou de uma vez. O processo está explicado passo a passo. Você pode implementar uma dica por semana, ou de duas em duas semanas… Espere até ter o hábito até começar o próximo passo. Assim você aumenta as suas chances de sucesso.

Não é obrigatório seguir uma ordem específica, mas se aplicar na ordem apresentada o processo é mais fácil. Quando você finalizar este plano de reeducação alimentar, vai ter menos gordura e uma saúde mental e física mais robusta.

Lembre-se que os hábitos eliminam a necessidade da motivação. As mudanças de estilo de vida podem ser difíceis no início, mas quando se transformam em hábitos tudo fica fácil.

 

Mais Proteína Para Reduzir o Apetite

Não vamos começar a reeducação alimentar eliminando alimentos… Vamos adicionar alimentos com proteínas! O objetivo é acelerar o metabolismo e diminuir o apetite, de forma a tornar os próximos passos mais fáceis.

A ingestão adequada de proteína acelera o metabolismo. Assim você queima mais calorias, mesmo sem fazer atividade física. Uma dieta rica em proteínas acelera o metabolismo em 80 a 100 calorias.

A proteína reduz o apetite e assim você come menos carboidratos e gorduras sem fazer esforço.

Um estudo mostra que uma dieta com 30% das calorias provenientes de proteínas causou uma redução da ingestão calórica diária de 450 calorias. Os participantes do estudo perderam 4,8 quilos em 3 meses sem restrições alimentares.

Boas fontes de proteína são a carne, peixe, marisco, ovo e produtos lácteos gordos. Para mais informação veja uma lista com os alimentos ricos em proteínas.

Eu recomendo a ingestão calórica de 1 a 2 gramas de proteína por quilo de peso corporal. Não é necessário pesar os alimentos ou calorias de forma constante, mas pode ser boa ideia na fase inicial. Assim você aprende a ter uma ideia geral dos macronutrientes de cada alimento. Para mais informação sobre as quantidades recomendadas veja a explicação da dieta da proteína.

Aumentar a ingestão de proteínas é a mudança mais simples e fácil para começar esta jornada e torna as próximas mudanças mais fáceis.

 

Café da Manhã Com Ovos

Um café da manhã com cereais açucarados e leite ou pão com margarina é a pior forma de começar o dia. Estes cereais estão recheados de açúcar e carboidratos refinados… É a melhor forma de engordar e começar mal o dia. Um café da manhã assim causa um pico de glicemia e insulina. Esses carboidratos são armazenados como gordura e algumas horas depois você sente uma fraqueza e vontade de comer mais.

A solução é comer um dos alimentos mais completos da natureza: os ovos.

Os ovos são o alimento perfeito para começar o dia: ricos em proteína, gorduras saudáveis e muitos micronutrientes. Vários estudos em pacientes com excesso de peso e obesidade mostram que substituir um café da manhã à base de cereais por ovos ajuda a emagrecer.

Os ovos podem ser servidos com vegetais, mas também pode adicionar um pouco de bacon.

Se você não pode comer ovos, então outro alimento rico em proteínas de alta densidade nutricional também serve.

Não há desculpa válida para não fazer um café da manhã saudável. Depois de entrar na rotina a preparação não demora mais de 10 minutos e há dezenas de variações e receitas de ovos.

A quantidade recomendada é de 2 a 3 ovos. Para as mulheres 2 ovos e para os homens 2 ou 3. Eu como entre 3 a 4 ovos no café da manhã.

Além disso, não há necessidade de fazer o café da manhã se não tiver fome. O mais importante é que a primeira refeição do dia seja saudável.

 

Substituir os Óleos de Baixa Qualidade por Gorduras Saudáveis

A gordura é muito importante para a produção dos hormônios que nos mantém saudáveis. Substituir os óleos e gorduras de baixa qualidade por alternativas saudáveis pode ter um grande impacto na sua saúde.

O consumo de óleos de sementes é normal… Estes óleos são baratos e servidos em muitos molhos nos restaurantes.

O problema destes óleos é o alto conteúdo de ômega 6 que é inflamatório. O ômega 6 é essencial, mas hoje em dia o consumo é excessivo e danifica a saúde causando inflamação, dano oxidativo, problemas cardiovasculares e câncer. Para mais informações sobre os problemas do consumo excessivo de ômega 6 veja o artigo sobre o óleo de cártamo.

Em vez de comer alimentos fritos em óleos e gorduras que fazem mal, escolha gorduras saturadas e monoinsaturadas.

As gorduras mais saudáveis são a manteiga de animais alimentados a pasto, óleo de coco, azeite de oliva, óleo de abacate e outros. As nozes e amêndoas são uma boa fonte de gordura, mas também contêm bastante gordura ômega 6.

 

Elimine as Bebidas Açucaradas e Sucos da Alimentação

O açúcar faz mal… Mas o açúcar na forma líquida é ainda pior.

Estudos mostram que o nosso cérebro não “regista” as calorias líquidas da mesma forma que as calorias dos alimentos sólidos. Assim você pode beber centenas de calorias num refrigerante ou suco e o apetite não diminui. O resultado é o aumento do peso e do risco de diabetes e problemas metabólicos.

Se você consumir um alimento completo como a fruta, vai acabar por comer menos. Ou seja, o seu cérebro “regista” a ingestão desses alimentos e diminui o apetite. As calorias líquidas não diminuem o apetite e assim você acaba por comer demais.

Um estudo mostra que o consumo de uma bebida açucarada por dia aumenta em 60% o risco de obesidade infantil. As bebidas açucaradas são uma das maiores causas da obesidade.

Os sucos de fruta também devem ser evitados. Contêm a mesma quantidade de açúcar que os refrigerantes e também causam o aumento do peso.

O açúcar é um dos piores ingredientes da dieta moderna e o consumo de bebidas açucaradas deve ser evitado ao máximo. Boas alternativas são a água, chá (chá verde, chá de hibisco, chá de gengibre) e café sem açúcar.

 

Faça Uma Atividade Física Que Goste

A atividade física é muito importante para a saúde física e mental… E é uma boa forma de prevenir doenças. Apesar do exercício físico não ser essencial para emagrecer, é importante para manter a saúde.

O exercício físico certo melhora a composição corporal: você perder gordura e ganha massa muscular. O resultado é um corpo mais atraente com as curvas nos lugares certos. Os benefícios da atividade física são imensos e ajuda a na prevenção da maioria das doenças crônicas causadas por uma dieta industrializada.

Também tem um impacto positivo na mente e aumenta a boa disposição, bem-estar e ajuda a evitar a depressão e outros problemas psicológicos. O corpo humano foi feito para se mover e não para estar todo o dia sentado num escritório ou sofá.

O tipo de exercício físico que você escolhe não é importante – o mais importante é você escolher uma atividade que gosta e que vai continuar a fazer.

A melhor combinação de exercício físico é um treino de musculação bi ou tri-semanal, com uma quantidade limitada de exercício cardiovascular ou treino HIIT.

O simples hábito de caminhar é a melhor forma de começar e já garante muitos benefícios.

Os primeiros 4 passos da reeducação alimentar ajudam na otimização dos hormônios e facilitam a atividade física. Você vai sentir mais energia e isso facilita iniciar um plano de exercício. Com o tempo você vai conseguir fazer exercício 3 vezes por semana.

 

Substituir o Açúcar, Trigo e Carboidratos Refinados por Alimentos Saudáveis

Agora está na hora de eliminar todos os carboidratos ruins.

O açúcar e os carboidratos refinados são os piores ingredientes da dieta moderna. Contêm poucos nutrientes, pouca fibra e levam você a comer demais. Tudo isso encaminha você a desenvolver problemas metabólicos e doenças crônicas. O trigo mais consumido de hoje foi criado na década de 1960 e contém menos nutrientes que as variedades mais antigas. Este trigo é pior para celíacos e pessoas com sensibilidade ao glúten.

Substitua os carboidratos ruins por opções mais saudáveis permite diminuir a ingestão calórica e aumentar a ingestão de nutrientes. Coma mais vegetais e frutas. Substitua o pão, macarrão outro produtos com trigo por batata, batata doce, arroz, aveia e quinoa. Agora ainda não é necessário restringir a ingestão de carboidratos… Isso é para mais à frente.

O mais importante é eliminar o açúcar e os carboidratos processados da alimentação… Coma comida de verdade.

 

Jantar de Carne ou Peixe com Muitos Vegetais

Depois de transformar o café da manhã está na hora de transformar o jantar em refeição saudável.

Substitua o seu jantar por uma refeição à base de peixe ou carne, com muitos vegetais.

O jantar é uma das melhores refeições para comer muitos vegetais. Pode adicionar alguma batata, batata doce ou arroz ao jantar, mas esses alimentos não devem ser a base do prato.

 

Ingestão de Carboidratos Para o Seu Nível de Atividade Física

Os carboidratos são um tema controverso. Há quem diga que devem ser a base da alimentação e há quem diga que são tóxicos. A verdade está algures no meio termo e depende do seu caso.

A ingestão de carboidratos depende da pessoa e de fatores como a saúde metabólica, atividade física e preferência pessoal.

Uma pessoa saudável com abdômen sarado que vai à academia 5 vezes por semana pode se sentir bem a comer muitos carboidratos.

Uma pessoa sedentária com excesso de peso vai ter melhores resultados com uma dieta low carb.

 

Reduza o Estresse e Durma Bem

Ninguém fala disto, mas o sono e o estresse tem um efeito significativo na saúde e no peso.

A falta de sono está relacionada com muitas doenças sérias que incluem a aumento de peso e a obesidade. A falta de sono aumenta o risco de obesidade em 55% e o risco de obesidade infantil em 89%!

Há muitas formas de melhorar o sono: dormir num quarto completamente escuro, evitar cafeína depois do meio dia e manter uma rotina consistente.

Outro fator de estilo de vida muito importante é o estresse. O estresse contínuo aumenta o cortisol e a gordura abdominal, que por sua vez aumenta o risco de doenças cardiovasculares.

O estresse pode ser difícil de eliminar, mas há várias atividades que ajudam a diminuir o estresse: meditação, yoga, tai chi, pilates, etc.

Tanto a falta de sono como o estresse aumentam o apetite por alimentos doces e salgados… Especialmente em mulheres! Isso está relacionado com os níveis de cortisol elevados que gastam as reservas de glicose e causam esses desejos.

 

Almoços e Lanches Saudáveis e Nutritivos

O café da manhã e o jantar já estão em ordem e agora é a altura de modificar os almoços e os lanches. Estas refeições tendem a ser as mais problemáticas, porque são feitas fora de casa.

Uma boa forma de garantir um almoço saudável é cozinhar um jantar grande, para sobrar para o almoço do dia seguinte.

Nos dias de hoje há cada vez mais restaurantes com escolhas saudáveis… Apesar de haver muitas armadilhas é possível encontrar boas opções. Faça um pouco de investigação e escreva uma lista de restaurantes que têm as opções que você gosta. Assim você tem sempre uma boa opção para comer fora.

Os lanches são fáceis de manter saudáveis: uma peça de fruta ou um punho de nozes ou amêndoas. Ovos cozidos ou uma cenoura… Todos são fáceis de transportar.

Há boas chances que você nem vai precisar de lanches. Depois de evitar o açúcar e os carboidratos processados o apetite diminui e os níveis de energia ficam mais estáveis.

 

Elimine Todos os Alimentos Processados e Foque na Qualidade

Agora é hora de fazer uma alimentação completamente limpa. Você já fez 80% do esforço e agora está na hora de fazer uma limpeza à dispensa.

Jogue fora todos os refrigerante, pão, cereais, farinha, açúcares, bolos, pastelarias ou alimentos processados… Jogue tudo fora e não compre mais!

Comece a comprar alimentos com mais qualidade… Compre vegetais biológicos e evite alimentos com ingredientes artificiais. Se não sabe o que é, não compre!

A comida de verdade não precisa de uma lista de ingredientes… O alimento é o ingrediente!

 

Isto É Para a Vida…

A reeducação alimentar é um compromisso para a vida. A sua saúde depende disso.

Torne a saúde e a alimentação saudável num passatempo. Visite blogs como este e leia livros sobre o assunto com regularidade.

Mantenha a sua mente aberta para aprender novas coisas e depois de um ano estes hábitos vão ser a coisa mais normal da sua vida.

A reeducação alimentar é o melhor plano de saúde e permite um envelhecimento saudável, sem os problemas das doenças crônicas que afetam a maioria das pessoas.

Fonte: http://saudeideal.com/reeducacao-alimentar/

O chocolate pode mesmo te deixar mais feliz, saudável e inteligente?

posted by

Categories: Bem-estar

Comments: 0

Saiba quais são as últimas provas a favor do chocolate e como efeitos da ingestão do produto podem ser comparados aos de algumas drogas

Não são poucas as citações na mídia sobre os benefícios do chocolate: desde uma vida mais calma até um coração mais saudável já foram atribuídos ao produto.

Alguns nutricionistas afirmam que comer chocolate amargo todo dia pode reduzir a pressão sanguínea e beneficiar o coração. Também dizem que pode evitar alguns tipos de câncer, derrames e até melhorar a memória.

A BBC fez uma avaliação das últimas provas a favor do chocolate e como seus efeitos podem ser comparados aos de algumas drogas.

O tipo importa?

“Atribuo todo meu sucesso essencialmente à grande quantidade de chocolate que consumo. Acho que chocolate ao leite te deixa estúpido. Chocolate amargo é a chave. É algo que, se você quer um prêmio Nobel de medicina ou de química, tudo bem, mas se você quer um prêmio Nobel de física, tem que ser chocolate amargo mesmo”, já disse Eric Cornell, vencedor do Nobel de física em 2001.

Infelizmente a escolha de chocolate provavelmente não fará muita diferença quando se trata do prêmio Nobel, mas fica a questão: o chocolate amargo é mesmo o melhor?

Os supostos benefícios do chocolate para a saúde e o cérebro são atribuídos, principalmente, aos antioxidantes encontrados no cacau. No entanto, pelo fato de o cacau ser amargo, frequentemente se adiciona leite e açúcar para fazer o chocolate, diluindo o conteúdo de antioxidantes.

Também é preciso lembrar dos problemas causados pelo consumo de grandes quantidades de calorias e açúcar.

Então a mensagem é: se você come chocolate, escolha o amargo, escuro. O ideal seria o que tem 85% de cacau ou mais, que possui menos gordura e açúcar do que o chocolate ao leite.

Quais drogas o chocolate imita?

O cacau tem pequenas quantidades de alguns estimulantes que são encontrados em várias drogas legais e ilegais.

O “chocolatier” belga Dominique Persoone criou um um dispositivo que disparava cacau diretamente no nariz do usuário. Ele afirma ter vendido 25 mil unidades do dispositivo, que não era barato (45 euros, cerca de R$ 185), e a embalagem vinha com alerta sobre riscos do uso excessivo.

Parece pouco provável que o chocolate realmente imite os efeitos das drogas, mas ele possui algumas substâncias químicas presentes em algumas drogas.

Ópio

O chocolate pode afetar o cérebro de uma forma parecida com o ópio, reduzindo a dor e produzindo prazer, apesar de ser bem mais fraco.

Isso ocorre graças ao neurotransmissor encefalina. Estudos em ratos indicam que a quantidade de encefalina produzida quando se come chocolate é o bastante para criar um efeito suave e levar ao vício.

Apesar de especialistas acreditarem que isso também se aplique a humanos, ainda não há provas.

Leia mais:  Você corre risco de desenvolver diabetes? Faça o teste

Amor

O cacau pode imitar o efeito do amor, segundo alguns especialistas, pois contém a substância química feniletilamina, liberada nos primeiros meses de um relacionamento.

Isso faz com que a pessoa se sinta excitada e nervosa e pode funcionar como um antidepressivo.

Existem apenas pequenas quantidades da substância no chocolate e há dúvidas se ela permanece ativa quando o chocolate é ingerido. Portanto ainda não se sabe com certeza se a pessoa sente mesmo esse efeito.

Maconha

O chocolate tem pequenas quantidades de anandamida, conhecida como a “molécula da felicidade”.

Esse neurotransmissor atinge as mesmas estruturas cerebrais acionadas pelo THC, o ingrediente ativo da maconha.

No entanto, para ter um impacto substancial no cérebro, a pessoa precisaria comer vários quilos de chocolate, então não é provavel que o chocolate afete o humor da pessoa.

Álcool

O chocolate tem um grupo de alcaloides neuroativos conhecidos como tetrahidro-beta-carbolinas, que também podem ser encontrados na cerveja, vinho e outras bebidas.

Essas substâncias elevam nossos níveis de dopamina e serotonina – têm, portanto, um efeito no humor. E podem explicar o poder viciante do chocolate.

O chocolate, contudo, possui quantidades reduzidas de tetrahidro-beta-carbolinas e são necessárias mais pesquisas antes de concluir que há impacto no humor.

Café

O cacau tem cafeína e é possível encontrar um pouco deste estimulante no chocolate. Quanto mais amargo o chocolate, maior a quantidade de cafeína.

Mas as quantidades de cafeína são mais baixas em todos os tipos de chocolate, incluindo o amargo, do que no café.

O cacau também tem teobromina, que produz um efeito estimulante quando combinada com cafeína.

Melhora o desempenho do cérebro?

Estudo publicado recentemente envolvendo cerca de mil pessoas descobriu a ligação entre comer chocolate – não importando o tipo – pelo menos uma vez por semana e uma melhora na memória e raciocínio abstrato.

Há razões para otimismo, mas a pesquisa não apontou categoricamente se comer chocolate foi a causa da melhora.

Em outra pesquisa recente, descobriu-se que uma substância química encontrada no cacau e no chocolate reduz a perda de memória relacionada à idade em adultos de 50 e 69 anos.

O estudo apontou que o antioxidante flavonol (uma classe de flavonoides) aumenta o fluxo sanguíneo para uma região do cérebro que promove a memória. Cientistas estão animados com a descoberta, pois é o primeiro indicador de que a dieta pode reverter o declínio na memória e também reduzir a perda da memória.

Após consumir bebidas enriquecidas com flavonois por três meses, o desempenho das pessoas neste grupo de idade em um teste de memória foi equivalente ao desempenho de pessoas décadas mais jovens.

No entanto, apenas comer mais chocolate não vai proteger a memória, pois métodos usados para processar o chocolate costumam remover a maior parte dos flavonois.

Uma barra de chocolate típica tem 40 mg destes flavonois, e a bebida usada na pesquisa continha 900 mg. Seria necessário comer quantidades enormes de chocolate para obter algum benefício.

Em 2012, uma análise das melhores provas dos efeitos do cacau na pressão sanguínea concluiu que alguns produtos do cacau, incluindo chocolate amargo, diminuem levemente a pressão. A análise apontou, porém, a necessidade de comprovações adicionais.

“Se você está com um peso saudável, comer chocolate com moderação não aumenta o risco de doença cardíaca de forma detectável, e pode até ter algum benefício. Eu não aconselharia meus pacientes a aumentar o consumo de chocolate com base nesta pesquisa, particularmente se estiverem acima do peso”, disse à BBC o especialista independente Tim Chico.

E a saúde?

Acredita-se que os antioxidantes encontrados no cacau possam ter efeitos antiinflamatórios, melhorando o fluxo sanguíneo e diminuindo o risco de doenças cardiovasculares.

Algumas pessoas também afirmam que o cacau protege contra o câncer e reduz o estresse.

Mas há a questão da validade de estudos que ligam o cacau à diminuição da pressão sanguínea, e se há algum efeito para a saúde depois que o cacau é transformado em chocolate.

 

Fonte Saúde – iG @ httpsaude.ig.com.bralimentacao-bemestar2016-03-27o-chocolate-pode-mesmo-te-deixar-mais-feliz-saudavel-e-inteligente.html

Delícias Solares

posted by

Categories: Receitas

Comments: 0

Mantenha o corpo dourado no verão com a ajuda de receitas saborosas e nutritivas

PÃO DE BETERRABA

Rendimento: 18 unidades

Tempo de preparo: 1h50min

Ingredientes

– 1 beterraba média, cozida e picada;

– 2 ovos;

– 1 tablete de fermento biológico fresco (15g);

– 1 pitada de sal;

– 2 colheres (sopa) de açúcar;

– 3 colheres (sopa) de margarina;

– 1 xícara (chá) de Nestlé Nesfit triturado

– 2 e ½ xícaras (chá) de farinha de trigo

Modo de preparo

Em um liquidificador, bata a beterraba, os ovos, o fermento biológico, o sal, o açúcar e a margarina até obter uma mistura homogênea. Despeje o conteúdo em um recipiente e misture aos poucos o Nestlé Nesfit e a farinha de trigo. Amasse até obter uma massa que desgrude das mãos. Deixe crescer até dobrar de volume (cerca de 30 minutos). Modele os pães em formatos redondos e coloque-s em uma assadeira untada com óleo. Deixe crescer por mais 30 minutos e leve ao forno médio, preaquecido, por cerca de 30 minutos. Sirva.

PANCAKE DE ABÓBORA COM CREME DE COCO

Rendimento: 6 porções

Tempo de preparo: 20min

Ingredientes – Pancake:

– 1 pote de Iogurte Natural Integral Nestlé;

– 1 xícara e ½ (chá) de Nestlé Aveia Flocos Finos;

– 1 xícara (chá) de abóbora japonesa cozida;

– 2 ovos;

– 1 colher (sopa) de manteiga;

– ½ xícara (chá) de farinha de trigo;

– 1 colher (sopa) de fermento químico em pó;

– 1 pitada de sal;

– 1 manteiga para untar.

Creme de coco:

– 1 e ½ xícara (chá) de leite;

– 1 colher (sopa) de amido de milho;

– 2 colheres (sopa) de açúcar;

– 2 colheres (sopa) de coco ralado.

Modo de Preparo – Pancake:

Em um liquidificador, bata o iogurte com a aveia, a abóbora, as gemas, a manteiga e a farinha de trigo. Coloque em uma tigela e adicione as claras batidas em neve, o fermento e o sal, misturando vagarosamente. Unte uma frigideira e leve ao fogo baixo para aquecer. Coloque pequenas porções de massa na frigideira e deixe por alguns instantes, vire-a e deixe mais um pouco, até ficarem douradas. Repita o processo até acabar a massa. Reserve-as em local aquecido.

Creme de Coco

Em uma panela média, coloque o leite com o amido de milho, o açúcar e o coco ralado, e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até engrossar. Cozinhe por cerca de 2 minutos e retire do fogo. Sirva acompanhando com as panquecas.

Fonte: https://www.receitasnestle.com.br/receitas/pancake-de-abobora-com-creme-de-coco

Cardápio Colorido e pele bronzeada

posted by

Categories: Receitas

Comments: 0

Tempo quente é sinônimo de looks mais despojados, liberdade de movimentos e corpos à mostra. E tudo fica melhor quando a pele está bronzeada e saudável. Alguns produtos e hidratantes ajudam a prolongar o dourado do corpo, mas o que muita gente nem imagina é que os alimentos têm uma papel decisivo para quem deseja alcançar esse objetivo.

Adotar uma dieta específica e caprichar na hidratação são dicas fundamentais para quem deseja se expor ao sol. A nutróloga Ana Valéria Ramirez explica que o corpo é composto, em média, por 50% de água. O desajuste entre a perda de água e a reposição pode levar a quadros de desidratação, que causam sintomas como fraqueza, tontura, dor de cabeça e fadiga.

“No calor ou durante o banho de sol, o corpo tende a perder ainda mais líquido por causa do suor, e esse é o motivo pelo qual a água pode ser esquecida. A ingestão do líquido deve ser redobrada, para repor o que foi perdido”, afirma.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, conheça alguns alimentos que ajudam a conseguir um bronzeado saudável:

Cenoura: “o vegetal está no topo da lista, pois é rico em betacaroteno, contém boas quantidades de vitamina C e potássio, controladores da retenção de líquidos”, diz a nutróloga.

Abóbora: “fonte de fósforo, cálcio e vitaminas B (B1 e B2), também possui altas doses de betacaroteno, que proporciona uma bonita cor à pele e combate a oxidação das células, atuando contra o envelhecimento”, explica.

Damasco seco: a fruta ajuda na manutenção do tem dourado da pele e é um tira-gosto saudável para ser levado à praia ou piscina.

Couve: as folhas verdes auxiliam no bronze. Por conter cálcio em abundância, a couve ainda dá uma mãozinha para o fortalecimento dos ossos.

Beterraba: Ana Valéria explica que o alimento é um potente antioxidante e rico em betalaína. “Também contém compostos químicos que impedem a formação de coágulos sanguíneos e operam na prevenção de doenças infecciosas”, afirma.

Pimentão verde, amarelo e vermelho: eles colaboram com o efeito da pele estilo “garota de praia”. A nutróloga acrescenta outros benefícios: “são alimentos riquíssimos em cálcio e vitaminas antioxidantes protetoras dos tecidos e das células. Elas evitam envelhecimento precoce, cegueira e a queda de cabelo. Auxiliam também no aumento e melhor absorção de ferro pelo organismo”, diz.

Manga: ótima fonte de betacaroteno, a fruta também possui vitaminas do complexo B e ácido gálico, polifenol antioxidante que atua na prevenção de alguns tipos de câncer.

Acerola: fruta tropical de tonalidade vermelha e repleta de vitamina C, é parceira do bronzeado, reduz os níveis de açúcar no sangue e inflamações.

Tomate: o licopeno, substância presente no alimento, auxilia no bronzeado e ainda protege a pele da agressão dos raios solares. É interessante ressaltar que o consumo do alimento não substitui o uso do protetor solar.

Fonte: Revista Digital Ofertão.

Sinal vermelho

posted by

Categories: Saúde

Comments: 0

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Descubra os mitos e verdades que envolvem o período menstrual

Apesar de fazer parte de um processo comum e fisiológico, a menstruação ainda traz muitas dúvidas. Ela acontece quando não ocorre a fecundação, ou seja, quando a mulher não está grávida. As paredes do útero descamam, ocasionando a liberação de sangue. De acordo com a ginecologista e obstetra Marisa Patriarca, a menarca, primeira menstruação, surge na puberdade. “O término menstrual depende diretamente da quantidade de óvulos que a paciente tem. A mulher nasce com cerca de dois milhões de óvulos, que vão sendo expelidos ao longo da vida. Com 12 anos, a menina possui entre 300 e 400 mil”, afirma a médica, que é professora de Ginecologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

MITOS E VERDADES

A interrupção da menstruação é sempre sinal de gravidez?

Mito: “Depois de descartada a gestação, problemas relacionados ao mau funcionamento hormonal, uso de remédios para emagrecer, ansiolíticos e a ingestão de alguns hormônios para ganhar massa muscular podem estar entre as causas da disfunção”, diz a ginecologista especialista em Estética Feminina e Modulação Hormonal Clícia Quadros.

O sangue da menstruação possui sempre a coloração avermelhada?

Mito: No início e fim do ciclo, ele apresenta um tom mais amarronzado. Quando o fluxo está intenso, pode apresentar a coloração vinho.

Mulheres que optam por não menstruar podem ficar mais nervosas?

Verdade: A ginecologista Clícia informa que o fato pode ocorrer, mas não é unanimidade entre as mulheres. “A explicação é que o ciclo envolve um componente hormonal muito intenso, que é a progesterona, essencial para o ciclo ovariano e para a gravidez. Por outro lado, cessar a menstruação pode auxiliar no tratamento de mulheres com endometriose, mioma, anemia, cólica e tensão pré-menstrual. A orientação é sempre buscar aconselhamento médico”.

Entrar na piscina suspende a menstruação temporariamente?

Verdade: A água gelada do rio, mar ou piscina contrai os vasos, dificultando a perda de sangue. No entanto, a suspensão é momentânea. Assim que o corpo voltar ao seu funcionamento normal, a menstruação também retornará.

Praticar atividades físicas é prejudicial durante a menstruação?

Mito: A médica Marisa Patriarca afirma que os exercícios não interferem no ciclo e fazem muito bem para a saúde, melhorando até mesmo a disposição. “As atividades intensas só podem se tornar prejudiciais se houver excesso, como no caso de pessoas que praticam diversas modalidades por horas a fio. Para nós, simples mortais, não existe risco”, completa. Durante os exercícios, existe também a liberação de endorfina, um analgésico natural.

As diarreias são mais comuns no período menstrual?

Verdade: Não é uma regra, mas nessa época o útero libera uma substância conhecida como prostaglandina, capaz de causar contrações musculares e a cólica, além de tumultuar o trânsito intestinal, deixando o órgão desregulado.

Por conta da menstruação, a paciente pode ter anemia?

Mito: Não existe essa possibilidade se a pessoa não sofrer com hemorragia. Especialistas calculam que a perda sanguínea varia de 30ml a 80ml, dependendo das características de cada organismo. Isso é considerado uma quantidade pequena, se comparada ao total de sangue presente no corpo.

As mulheres menstruam até 400 vezes ao longo da vida?

Verdade: “Geralmente a menstruação tem início entre 10 e 14 anos e dura mais ou menos até os 50, quando a mulher atinge a menopausa”, afirma a ginecologista Cíclia Quadros.

É proibido ter relações sexuais menstruada?

Mito: Proibido não é. O problema é que a mulher fica muito desconfortável durante a menstruação e isso tem a ver também com a intensidade do fluxo e das cólicas. Sendo assim, o momento pode não ser prazeroso.

Tomar pílula sem intervalo interrompe a menstruação?

Verdade: Sim, mas somente o médico poderá indicar esse tipo de procedimento, que é escolhido por motivos muito específicos.

Fonte: Revista Digital Ofertão

 

Caminhar ou correr? Eis a questão!

posted by

Categories: Saúde

Comments: 0

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As duas atividades são benéficas para a saúde e a escolha depende de seu objetivo e condicionamento físico.

Ainda tem quem fique em dúvida sobre qual a melhor modalidade para manter a forma e ganhar saúde, mas tudo depende do objetivo de vida de cada um. Mestre em Educação Física e docente da Universidade Nove de Julho (Uninove), Elaine Xavier de Almeida ensina que a caminhada é a arrancada inicial, que contribui para um processo corporal adaptativo que poderá auxiliar posteriormente para o início da corrida. “Geralmente, a caminhada é recomendada para pessoas com o propósito de sair do estilo de vida sedentário, perder peso e melhorar o condicionamento físico. Já a corrida aumenta a capacidade respiratória, a força muscular e a circulação sanguínea”, afirma.

A especialista aconselha que, para alcançar resultados benéficos para o corpo e estabelecer uma boa adaptação das diferentes intensidades e volumes de cada treino, o ideal é manter uma constância de atividades, de pelo menos 30 minutos em três dias na semana. “Lembrando sempre que, antes do início de qualquer esporte, é imprescindível a realização de um check-up com um especialista para afastar a hipótese de problemas de saúde que possam ser restritivos ou incapacitantes”, diz.

NA ESTEIRA OU AO AR LIVRE?

A forma como é feita atividade física depende de uma escolha pessoal. Tem gente que não gosta de praticar exercício na esteira e prefere andar ou correr em lugares abertos para ver pessoas e passagens. “Para iniciantes, a esteira é uma boa indicação em detrimento da facilidade do educador físico ter o controle do ritmo, velocidade e, principalmente, da frequência cardíaca do praticante”, explica.

BENEFÍCIOS EXTRAS

Caminhada e corrida promovem gasto calórico, ajudam na perda de uns quilinhos extras e auxiliam no ganho de massa magra. No entanto, o resultado depende diretamente da frequência e intensidade da realização do esporte. Sendo assim, a corrida é a que mais contribuirá para o gasto energético e perda de peso. “Além de deixar o corpo em forma, as modalidades melhoram a autoestima, o humor, os sintomas de depressão, a ansiedade e o estresse, ajudam no processo de socialização entre os praticantes e reduz fatores de risco em pessoas que apresentam problemas cardíacos, diabetes e obesidade”, afirma Elaine Xavier de Almeida.

ALIMENTAÇÃO É ESSENCIAL

O jejum não é recomendado para a prática de qualquer tipo de exercício físico. O ideal é a ingestão dos alimentos que possuem carboidratos recomendados por um nutrólogo ou nutricionista que levará em consideração o tipo de atividade e o tempo de realização. No âmbito geral, antes do treino, o ideal é ingerir alimentos de baixo índice glicêmico, como pão integral, batata doce ou cereais. Eles promovem uma digestão mais lenta de forma que o açúcar é liberado no organismo aos poucos, mantendo a energia e o pique para malhar. Por sua vez, os alimentos com alto índice glicêmico, como açúcar refinado, arroz branco, bolo e biscoito são absorvidos rapidamente pelo sangue, podendo causar fadiga e sintomas de hipoglicemia.

Fonte: Revista Digital Ofertão

 

Carnaval: saiba como cuidar da saúde para não perder os dias de folia

posted by

Categories: Saúde

Comments: 0

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dra. Esthela Conde, especialista em nutrologia e nossa colunista, fala esta semana sobre como cuidar da sua saúde em pleno Carnaval.

Carnaval para a grande maioria das pessoas, é sinônimo de festa, música, dança, viagens, além, claro, das comidas e bebidas. De fato, o carnaval, seja para curtir a folia ou simplesmente relaxar e não fazer nada, é uma delicia.

É muito comum no pós Carnaval, a sensação de que o “trabalho” de um ano inteiro de dietas, treino e muitas vezes tratamento, foi simplesmente jogado no lixo. Isso pelo excesso de bebidas e comidas que normalmente rola durante essa fase de folia. Além disso, após esse período os pronto-socorros das cidades costumam ficar lotados de pacientes com sintomas de desidratação, diarreia, vomito, dores musculares e até algumas infecções mais graves. Pensando nisso, eu a nutri Thais Ottoni, separamos algumas dicas que podem ajudar nesse feriadão.

Hidratação, talvez o ponto mais importante diante da estação do ano que nos encontramos. Tanto se você vai descansar ou pular atrás do trio, manter a hidratação neste calor é fundamental, evitando perda de minerais, mal estar, cansaço, tonturas, câimbras musculares e favorecendo os processos de detox, principalmente pelo fato da bebida alcoólica estar certamente presente nesses dias.  Fracione bem o consumo de líquidos durante o dia, fique entre água, sucos e água de coco para repor os minerais eliminados com o suor e esforço físico.

Na alimentação não abuse na quantidade e prefira alimentos de fácil digestibilidade, frutas ricas em líquidos e alimentos mais frescos como saladas e vegetais, além de menos calóricos, irão complementar a hidratação e fornecer vitaminas e minerais que agem como co-fatores, ou seja, mediadores dos processos de eliminação de toxinas pelo fígado, sem eles, esses processos não acontecem, aumentando a retenção hídrica e piorando os sintomas da famosa “ressaca”.

Entre os principais co-fatores estão as vitaminas do complexo B, como a vitamina B2, B3,B5, B6, ácido fólico, vitamina B12, minerais como zinco e selênio, por isso não deixe de incluir na principais refeições, folhosos verde escuro, grãos como grão de bico e lentilha, carnes magras,  prefira os peixes e carnes brancas bem cozidos, legumes alaranjados, super ricos em carotenoides, como a abóbora cabotiã e a cenoura, que além de facilitar a detoxificação vão favorecer a fotoproteção da pele nesse sol.

As festas de carnaval normalmente demandam tempo, por isso antes de sair da casa faça um bom café da manha, rico em proteínas e gorduras que darão saciedade por um bom tempo, e quando a fome bater, tenha sempre um lanchinho prático com você, uma porção de castanhas (nozes, amêndoas, castanhas de caju, entre outras) ou uma barrinha de nuts, barrinhas de frutas, coco seco, que fornecerão energia, sem apelar para as guloseimas e alimentos ricos em gorduras, farinhas, e açúcar encontrados na rua, assim fica mais fácil manter a forma.

O sono é importante tanto para o emagrecimento e metabolismo, como para a reparação muscular, então se você quer aproveitar cada minuto do seu carnaval, não deixe de separar um tempinho para umas boas horas de sono reparador, assim você vai aproveitar todos os dias como se fosse o primeiro.

 

Fonte: http://revistamarieclaire.globo.com/Beleza/noticia/2017/02/carnaval-saiba-como-cuidar-da-saude-para-nao-perder-os-dias-de-folia.html

 

De olho na saúde

posted by

Categories: Saúde

Comments: 0

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Visitas regulares ao oftalmologista são essenciais para a prevenção de doenças oculares

De acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 6,5 milhões de pessoas no Brasil sofrem de algum tipo de deficiência visual. O mais alarmante é que grande parte dessas doenças, inclusive as que causam a cegueira, poderia ser evitada ou tratada com sucesso caso fosse diagnosticada a tempo.

PREVENÇÃO É FUNDAMENTAL

Para o especialista em oftalmologia e glaucoma pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)/Escola Paulista de Medicina (EPM) e pela Harvard University Marcelo Mendonça, a prevenção começa no início da vida, com o Teste do Olhinho. Depois, na idade pré-escolar, deve ser observada a interação visual das crianças com objetos e se ambos os olhos têm o mesmo potencial visual. Já durante a adolescência, devido ao crescimento do globo ocular, podem aparecer alterações de graduação que quase sempre resultam na recomendação do uso de óculos.

A partir dos 40 anos, podem ocorrer problemas como a presbiopia (vista cansada), que aumenta o risco de surgimento de doenças como o glaucoma, catarata e alterações na retina. “Assim sendo, em todas as fases de recomendáveis os cuidados oftalmológicos, principalmente para aqueles que têm maior fator de risco para doenças oculares, como diabetes, glaucoma, astigmatismo, olhos secos, entre outros”, afirma.

Olho Seco

Por conta das alterações hormonais, as gestantes estão mais suscetíveis a apresentar alguns problemas relacionados à visão, como a Síndrome do Olho Seco (sensação de areia, coceira e vermelhidão) e sensibilidade à luz. “Além disso, é comum ocorrer mudança de grau geralmente transitória, aparecerem pontos pretos na visão, que podem indicar problemas na retina e exigem consulta especializada ou problemas associados à pré-eclâmpsia e consequências do diabetes gestacional”, afirma o oftalmologista.

Fonte: Revista Digital Ofertão

 

Vai pular carnaval? Veja como se preparar para aguentar todos os dias de folia

posted by

Categories: Bem-estar

Comments: 0

Especialistas das academias BodyTech e Just Fit dão dicas para você ter fôlego e músculos para brincar os quatro dias.

Carnaval está aí e você já separou fantasia, escolheu os bloquinhos para seguir ou vai defender as cores de sua escola de samba na avenida. E seu corpo está preparado para tudo isso? Cair na folia pode ser uma malhação mais pesada do que a academia!

“A falta de preparo físico pode comprometer a saúde e ocasionar lesões. É importante respeitar os limites do corpo. Os abusos causam aumento da fadiga que pode levar a baixa da imunidade, irritabilidade, mau humor e desidratação, sensações que não combinam com esse momento de alegria e divertimento”, afirma Eduardo Netto, diretor técnico da rede de academias Bodytech.

Pensando nisso, reunimos dicas de especialistas para você se preparar para o ritmo acelerados dos tamborins no carnaval:

  1. Intensifique o trabalho aeróbico

Segundo ao professora de educação física Luciana Maria da Silva, da rede Just Fit Academias, intensificar o treino aeróbico aumenta a resistência para curtir o samba e ainda ajuda a queimar aqueles quilinhos a mais.

“Os treinos devem ser intervalados e terem, no mínimo, 45 minutos entre a bicicleta e a esteira em velocidade 7 e a respiração precisa ser abdominal, principalmente quando a ideia é manter um bom ritmo”, sugere Luciana.

Para quem frequenta academia, as aulas são ótima opção. Veja os horário, experimente ritmos novos e mande mais calorias embora.

  1. Treine força e resistência

“Os exercícios localizados de força vão ajudar a manter as pernas fortalecidas. Isso não vai deixar o cansaço tomar conta do corpo durante os 5 dias de folia”, diz Luciana. “A força e resistência musculares podem ser desenvolvidas por exercícios estáticos (isométricos) e dinâmicos (isotônicos ou isocinéticos). Os mais recomendados para adultos saudáveis são os dinâmicos e funcionais”, orienta Netto.

O diretor da BodyTech ainda detalha as repetições que devem ser feitas: “6 a 8 repetições é melhor para o desenvolvimento da força e a potência muscular. Em indivíduos acima de 50 anos ou muito sedentários é recomendável fazer de 10 a 15 repetições, o que auxilia na prevenção de lesões”. O ideal é iniciar o treinamento com duas sessões semanais, podendo-se chegar a cinco ou seis sessões, desde que de forma gradual e com orientação do professor.

Netto também indica exercícios que simulem o esforço e os movimentos do folião. “Eles devem ser executados em velocidade controlada, com a máxima amplitude e com uma respiração normal sem bloqueios para evitar o aumento exagerado da pressão arterial”, explica.

  1. Não esqueça do alongamento

Além de fortalecer os músculos e cuidar da parte respiratória para ter fôlego na folia, é preciso se alongar. “Realize os alongamentos para compensar o intenso trabalho a nível muscular”, indica Netto. O exercício traz uma série de benefícios, segundo especialistas: aumento na amplitude articular, funcional, performance muscular e na prevenção e tratamento de lesões.

“Os grupamentos musculares que necessitam de mais alongamento são os flexores dos joelhos, panturrilha e coluna lombar (para a prevenção de lombalgias e melhor desenvolvimento dos abdominais), ombros e a cintura escapular (para a melhora da postura e prevenção de dores ou lesões no pescoço)”, enumera.

  1. Alimente-se e hidrate-se bem

Dançar, pular, caminhar aumenta a temperatura corporal e a combinação de folia, calor e ingestão de bebidas alcoólicas podem provocar desidratação. “A falta de água no organismo pode causar câimbras, perda de coordenação e redução da performance. A água ajuda a manter o equilíbrio dos ácidos, regula a pressão sanguínea, controla a temperatura do corpo e ajuda a eliminar as impurezas”, explica Netto. “Cerca de 60% de nosso organismo é constituído por água“, lembra a professora da Just Fit.

“É importante beber muita água, sucos de frutas, água de coco. A ingestão de água também ajuda a combater os sintomas da ressaca, dor de cabeça e o famoso mal estar do dia seguinte”, completa Netto.

Vale também apostar em alimentos leves, com carboidratos integrais, fibras e proteínas magras, segundo Luciana.

  1. Durma

Durante o carnaval você quer é de divertir, mas lembre-se de dormir também. A privação de sono vai se refletir em menos energia para a folia e pode aumentar os níveis de estresse.

Fonte: http://saude.ig.com.br/bemestar/2016-01-22/vai-pular-carnaval-veja-como-se-preparar-para-aguentar-todos-os-dias-de-folia.html