O segredo das agulhas

posted by

Categories: Bem-estar

Comments: 0

Originária da China, a acupuntura alivia os sintomas de diversas doenças e dores, além de trabalhar a ansiedade, o estresse e a depressão. 

Técnica terapêutica milenar proveniente da China, a acupuntura só foi oficialmente reconhecida no Brasil a partir do ano de 1995, pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). A aceitação e o avanço do método se devem à comprovação científica de que a técnica é eficaz no alívio de dores e tensões. “A acupuntura consiste na inserção de agulhas em determinadas regiões do corpo que têm como finalidade tratar doenças e promover o bem estar geral do paciente”, resumo o acupunturista Dirceu de Lavôr Sales, presidente do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA).

Um dos motivos que colaboraram para a popularização da acupuntura repousa no fato de que pacientes começaram a procurar métodos que possibilitem a redução da quantidade de medicamentos usados no tratamento. “Para que o médico possa definir se haverá ou não necessidade de aliar a acupuntura a outras formas de tratamento medicamentosas, primeiramente, ele fará uma avaliação detalhada da condição do paciente por meio de uma entrevista, na qual todas as queixas são ouvidas e anotadas”, explica Lavôr Sales. Além disso, é realizado exame físico e, caso haja necessidade, são solicitados exames complementares para que o médico consiga fechar o diagnóstico clínico.

 

COMO FUNCIONA?
O presidente do CMBA explica que o mecanismo de ação da acupuntura funciona a partir da inserção das agulhas que estimulam terminações nervosas presentes na pele e nos tecidos subjacentes, principalmente, nos músculos. “Esses estímulos seguem pelos nervos periféricos até o sistema nervoso central, na medula e cérebro, e libera diversas substâncias químicas conhecidas como neurotransmissores, que desencadeiam uma série de efeitos importantes, tais como analgésico, anti-inflamatório e relaxante muscular, além de uma ação moduladora sobre as emoções, os sistemas endócrino e imunológico e sobre várias outras funções orgânicas”, aponta.

 

INDICAÇÕES
De acordo com Lavôr Sales, a acupuntura é indicada para pessoas de todas as idades, inclusive bebês, crianças e idosos. Pesquisas recentes demonstraram a eficácia do método na redução da pressão arterial, estresse e depressão, melhora dos sintomas da rinite crônica (quando não associada e infecções e alergias), reversão da perda muscular motivada pela idade e no desenvolvimento do desempenho de atletas. Problemas respiratórios, reumatológicos, oftalmológicos, bucais, ortopédicos, neurológicos e digestivos também costumam ser bem atendidos pelos profissionais desse segmento.

 

GESTANTES
No caso das gestantes, a acupuntura só deve ser iniciada se houver indicação médica, principalmente durante a gestação. “Para as grávidas, a técnica é aproveitada no tratamento das dores lombares, enjoos matinais, inchaço, hipertensão e ma digestão. Também auxilia na indução do trabalho de parto e no controle da hiperêmese gravídica, que causa vômitos excessivos e pode resultar na perda de peso e desidratação”, esclarece o especialista.

 

BELEZA EM FOCO
Um grupo da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) vem estudando a acupuntura e já conseguiu comprovar clinicamente, embora ainda não seja reconhecido cientificamente, que a acupuntura melhora a elasticidade da pele. O mecanismo baseia-se no estímulo da circulação sanguínea e da oxigenação. Sendo assim, acredita-se que o método pode combater a flacidez do rosto e do corpo, amenizar rugas superficiais e linhas de expressão, e atenuar as cicatrizes deixadas pela acne.

 

O TRATAMENTO É DOLORIDO?
As agulhas utilizadas nas consultas são descartáveis, não têm pontas e são bem finas. Portanto, a dor é quase nula. No entanto, a sensação varia de acordo com a resistência de cada paciente. O medo e a ansiedade podem aumentar a impressão de que o local está sensível e dolorido.

 

Fonte: Revista Drogarias Ofertão

Enxaqueca – o que provoca essa dor de cabeça forte?

posted by

Categories: Bem-estar

Comments: 0

As crises de enxaqueca podem durar de 3 a 72 horas. Ela é um tipo de dor de cabeça (cefaléia) pulsátil em um dos lados do crânio, podendo acontecer até mesmo nos dois lados simultaneamente.

Apenas 2% a 10% dos homens possuem enxaquecas, já nas mulheres esse índice é bem maior e chega a 25%! A dor pode se agravar e ser inclusive um dos sintomas no período da menopausa, que é conhecido por ser a fase da vida em que as mulheres se tornam inférteis.

A enxaqueca é predominante nas pessoas entre 25 e 45 anos. A dor pode vir acompanhada de náuseas, vômito, fotofobia e fonofobia. As causas ainda são desconhecidas, sabe-se que acontece devido à alterações químicas no cérebro. Mas alguns fatores podem dar origem ou piorar as crises:

ATIVIDADE FÍSICA INTENSA

Até mesmo algo que faz bem para a saúde pode desencadear uma crise de enxaqueca. É importante ressaltar que a atividade física não é a causa do problema em si. As dores só acontecem em pessoas pré-dispostas e com o desequilíbrio químico em seu cérebro. Mas a prática de exercícios intensos pode fazer surgir uma nova crise.

ALTERAÇÕES DRÁSTICAS NO CLIMA

É comum que a causa das crises estejam associadas à mudanças de clima. Se você vive em uma região quente e nota que toda vez que a temperatura desce e o tempo fecha fica com enxaquecas, é melhor evitar sair nesses dias e se proteger do frio.

CONSUMO DE BEBIDA ALCOÓLICAS

O álcool sempre deve ser evitado em excesso, mas quem sofre de enxaqueca pode ter dores com pequenas doses. Dentre todas as bebidas alcoólicas o maior vilão é o vinho. Apenas uma taça já pode desencadear as crises.

BARULHOS E ODORES FORTES

Ficar muito tempo em locais com música alta, o ruído da cidade, usar fones de ouvido no volume máximo podem ser a causa das dores. Cheiros muito fortes, como por exemplo perfumes muito doces, também não são muito recomendados para quem sofre do problema.

ESTRESSE OU ANSIEDADE

Passar muito tempo preocupado com algo pode te deixar com enxaquecas. A rotina agitada é um vilão para quem está propenso a ter essas dores de cabeça. Tente se manter relaxado e calmo para não dar início a novas crises.

ALIMENTAÇÃO

Alguns alimentos que você consome na sua dieta podem ser a causa da enxaqueca. Os principais deles são aqueles que estimulam o sistema nervoso central, como cafés e álcool, e alimentos com muitos aditivos artificiais.

MUDANÇAS NO SONO

O recomendado é dormir 8 horas por dia. Mas muita gente acaba dormindo bem menos que isso. A insônia também atrapalha as horas de sono. Porém, ao contrário do que muita gente pensa, não é só dormir pouco que causa enxaqueca, dormir de mais também pode desencadear o problema.

MENOPAUSA

Para algumas mulheres as crises de enxaqueca podem melhorar durante a menopausa, já para outras o problema chega a piorar 60%. Pesquisas feitas mostraram que as mulheres na pré-menopausa e na menopausa possuem dores de cabeça mais frequentes do que aquelas no período fértil.

Caso isso ocorra com você, é preciso marcar uma consulta com seu médico ginecologista ou endocrinologista para ajustar o seu remédio de enxaqueca. Muitos aconselham o uso de hormônios para diminuir os sintomas.

É preciso conversar bem com seu médico para saber dos riscos e se vale a pena ou não fazer o tratamento de reposição hormonal. Já se sabe que ele está ligado à casos de câncer e podem fazer muito mais mal do que bem para o corpo.

Fonte: http://www.portalparamulher.com/enxaqueca-causas/

Gratidão: o antídoto contra a depressão e chave da felicidade

posted by

Categories: Bem-estar

Comments: 0

Especialista em física quântica explica que treinar a mente para o exercício cotidiano da gratidão contribui diretamente para uma vida feliz e saudável e longe da depressão

Por desconhecerem os estragos que provocam na saúde e qualidade de vida, muitas pessoas vivem em numa cultura d​e​ reclam​ação, queixa e vitimização. Cultura que comumente é reforçada nos momentos de crise​​​​ quando as pessoas tendem a ficar ainda mais negativas​.​

Segundo o pesquisador e especialista em Saúde Quântica Wallace Liimaa, todas as vezes que as pessoas se colocam ​numa condição de​ vítimas ou f​ocam​ ​sua energia em problemas,​ ao invés de soluções​, elas entram em uma situação de ​medo, insegurança e ​escassez. “Se você expressa e coloca muita energia naquilo que não quer, muitas vezes você acaba atraindo​ que o​ problema​ se repita de maneira cíclica na sua vida​”, alerta o especialista, que dá um exemplo prático.

“Imagine alguém que tem um problema de relacionamento e, ​ao invés de​ ter uma nova atitude e​ ​buscar uma solução, ​apenas​ reclama do outro e achar que ​só ​ele é ​quem deve mudar: essa pessoa ela ​irá​ se ​vitimizar​ e essa ​vibração ​negativa vai fazer com que esse problema ​tenda a se​ rep​etir​​ nos demais relacionamentos que ela venha a ter.​ Além do mais, esse estado tende a elevar os hormônios do estresse no corpo, fragilizando o sistema imunológico e reduzindo os neurotransmissores serotonina e dopamina que funcionam como antidepressivos naturais.

“​O especialista garante acredita que é possível​ reverter essa situação, ​treinando a mente para expressar, cotidianamente, ​o sentimento de gratidão. “​Acostumar-se a expressar o sentimento de gratidão por mínimas coisas, logo ao acordar, irá trazer um novo colorido ao dia. ​E mesmo diante de um desafio, ​procurar ver o lado bom proporcionado pelo desafio para a sua evolução pessoal. Essa atitude irá promover uma mudança na química corporal devido à presença dos neurotransmissores serotonina, dopamina, oxitocina e endorfinas que funcionam com antidepresssivos naturais. ​

Agradecer leva as pessoas para​ um​ outro patamar e cria condições para atrair prosperidade e abundância”, destaca, indicando que as pessoas pratiquem o exercício da gratidão diariamente. “Agradeça as pequenas coisas da sua vida, como estar vivo, ​a água que bebe, o ar que respira, ​a alimentação ou então o brilho do sol. Isso fará de você uma pessoa mais​ feliz, saudável e ​ próspera em todos os níveis”, sugere.

A frequência da gratidão: ações práticas

Wallace, que também é idealizador do portal Saúde Quantum, ensina por que a gratidão ajuda a atrair coisas boas: quando a pessoa está na frequência da gratidão, ela ativa e fortalece novas redes neurais. “A frequência da gratidão cria campos eletromagnéticos e vibrações positivas no corpo​, ​que funcionaráão como uma antena para atrair situações favoráveis e pessoas positivas para a vida dela. ​Assim​,​ as pessoas irão conseguir se conectar com aquilo que realmente ​desejam de bom para suas vidas​”, afirma o pesquisador, e completa que o simples fato de sair da vibração de reclamação para a vibração de gratidão já altera o estado ​de ser ​da pessoa e ​contribui para que​ o dia a te​nha​ um novo brilho.

O especialista indica que fazer uma lista de coisas pelas quais se sente grata em um caderno é uma ótima aposta para ​começar a exercitar a gratidão. “Anote todos os dias, logo pela manhã, aquilo pelo que você foi grato do dia anterior. E também podem ser anotadas simples coisas que te deixaram mais feliz​. Sempre que possível busque expressar a gratidão às pessoas através de um abraço. Isso aumenta os níveis de oxitocina no corpo, chamado de hormônio do amor.​”, recomenda.

Ele explica que essa prática irá mudar as vibrações ao longo do dia, deixando a pessoa mais positiva e preparada para enfrentar os desafios ​com o olhar voltado para as soluções e para o aprendizado que o desafio oferece​.​ Isso irá criar o ambiente positivo para que as soluções apareçam.​

Portanto, Wallace desafia que as pessoas comecem hoje mesmo essa prática, para deixar a negatividade de lado e parar de reclamar e se vitimizar. Isso permite até mesmo ressignificar ​os problemas ​ e procurar sempre vê-los como ​uma forma de crescer​,​ aprender​ e evoluir​. “Comece ​agora a ​agradece​r​ por tudo que já viveu até hoje, ​de bom ou ruim, ​pois nessa vibração d​a​ gratidão​ não terá mais tempo ruim e você se tornará uma pessoa cada vez mais saudável, feliz e próspera​ ​e​ cada dia ​será melhor do que o outro​”, finaliza.

 

Fonte: http://www.maisequilibrio.com.br/saude/gratidao-o-antidoto-contra-a-depressao-e-chave-da-felicidade-m1116-50859.html

Risco silencioso

posted by

Categories: Saúde

Comments: 0

Consumir alimentos ricos em cálcio e fazer atividades físicas são práticas essenciais na prevenção da osteoporose.

A osteoporose é uma doença que se caracteriza pela perda progressiva da massa óssea, gerando diminuição do cálcio. Em geral, ela é silenciosa e não causa dor ou incômodos até que ocorra a primeira fratura, que normalmente acontece quando o osso está fraco – e o acidente pode ocorrer mesmo diante do mínimo esforço. As lesões mais comuns se localizam no punho, coluna, quadril e fêmur. Depois do avanço da doença, a pessoa pode sofrer dores crônicas, deformidade, encolhimento e fraturas vertebrais, que resultam em disfunções gástricas e respiratórias. De acordo com o a Organização Mundial da Saúde (OMS), a osteoporose se manifesta em uma a cada três mulheres, e um a cada cinco homens com idade superior a 50 anos. De acordo com a entidade 10 milhões de brasileiros sofrem com a doença. No caso das mulheres, a osteoporose se instala, na maior parte das vezes, após a menopausa, por conta da produção deficiente de estrógeno.

Mas esse não é o único fator de risco. O ortopedista Orlando Righesso Neto, membro titular da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC) e coordenador da Comissão de Campanhas da mesma entidade, explica que pessoas com pele branca, histórico familiar de osteoporose, vida sedentária, que fumam ou bebem fazem uso de medicamentos como anticonvulsivantes, hormônio tireoidianos, glico-corticoides e heparina, têm doenças como artrite reumatoide, diabetes, leucemia, linfoma e ingerem baixas quantias de cálcio e vitamina D são mais suscetíveis ao problema.

DIAGNÓSTICO

Righesso informa que o diagnóstico doença é realizado por meio de exames específicos. “O aspecto ósseo na radiografia pode evidenciar a perda do cálcio em virtude do aspecto mais ‘poroso’ dos ossos, mas o diagnóstico é feito por meio da dosagem sanguínea do cálcio ou pelo exame de densitometria óssea, capaz de quantificar a perda da massa óssea conforme a faixa etária”, aponta.

SOL E ALIMENTAÇÃO

Além de uma boa dieta, que seja equilibrada e inclua alimentos ricos em cálcio, como leite e seus derivados, assim como vegetais verde-escuros, como o brócolis e o espinafre, o sol é fundamental para a reposição da vitamina D, que auxilia na absorção do mineral pelo organismo. Para tanto, a indicação é a exposição solar sem protetor, principalmente na face, membros superiores e tronco, por 15 minutos diários, pelo menos três vezes por semana. O horário de sol mais indicado é das 8h às 10h da manhã e após as 16 horas, quando os raios solares são menos agressivos a pele.

ATIVIDADES FÍSICAS

Caminhadas, corrida, natação, passeios de bicicleta, exercícios funcionais, pilates, hidroginástica, yoga e exercícios com peso são importantes para a manutenção da saúde e fortalecimento dos ossos, assim como para a melhora no reflexo, evitando quedas e fraturas.

TRATAMENTO

Embora não exista cura para a osteoporose, a doença pode ser controlada para melhorar a qualidade de vida do paciente. “Alimentação rica em cálcio, prática regular de exercícios e reposição medicamentosa ainda são as bases do tratamento”, assegura Righesso Neto. Além dos medicamentos prescritos pelo especialista, suplementos de cálcio ou vitamina D também podem ser indicados na luta contra a osteoporose.

 

Fonte: Revista Drogarias Ofertão

Hábitos que engordam

posted by

Categories: Saúde

Comments: 0

Você sabia que a obesidade pode ser evitada com pequenas mudanças de comportamento?

Foi-se o tempo em que a preocupação com uns quilinhos a mais estava relacionada somente à estética. Já é sabido que a obesidade e uma doença crônica que precisa de tratamento e acompanhamento, e pode acarretar em problemas como doenças cardíacas, hipertensão, diabetes, dores lombares, nas articulações, pedra na vesícula, entre outras.

Uma pesquisa das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), afirma que metade dos brasileiros está com sobrepreso, sendo que a obesidade afeta mais de 20% da população adulta. Os pequenos também engrossam essa estatística. O relatório destaca ainda que, na América Latina e Caribe, 7,2% das crianças com menos de cinco anos estão com sobrepeso. Mas você sabia que hábitos aparentemente inofensivos do dia a dia podem sabotar o sonho de manter o peso adequado e a saúde em dia? Conheça os inimigos do emagrecimento.

 

Geladeira sem “verde”
Deixar de comprar frutas, verduras e legumes é sinônimo de alimentação desregrada, pois as opções que acabam sobrando são sempre aquelas nada saudáveis e com muitos conservantes. Os doces, macarrão instantâneos, biscoitos, salgadinhos e enlatados fazem parte dessa lista negra.

 

Consumo exagerado de álcool
“Cada grama de álcool equivale a aproximadamente 7 calorias. Em algumas bebidas, como a cerveja, por exemplo, somam-se as calorias do álcool e a dos carboidratos. Os excessos prejudicam a manutenção e perda de peso”, exemplifica Gabriela Segri, Nutricionista e Mestre em Nutrição pela Universidade de São Paulo (USP).

 

Trocar a refeição por um doce
“A ingestão de alimentos muitos ricos em açúcares e gorduras, além de não gerar benefícios nutricionais, ainda ativa a vontade de comer mais doces. Além disso, há uma liberação muito grande de insulina no sangue, que pode estimular o acúmulo de gordura corporal e a compulsão pelas guloseimas”, informa a profissional.

 

Beber pouca água
De acordo com a nutricionista, muitas vezes, as pessoas confundem a sensação de sede com a forme, e acabam procurando comida quando, na verdade, precisaram se hidratar. Sem contar que a água é vital para o bom funcionamento de todas as funções do corpo.

 

Ir ao supermercado com fome
Quando o estômago indica que está vazio, é melhor não fazer compras. Estudo aponta que mais alimentos calóricos são colocados no carrinho quando isso acontece. Cientistas da Universidade Cornell, em Ithaca, Nova York (EUA), avaliaram 68 voluntários. Ficou comprovado que aqueles que comeram um lanche antes de escolher os produtos adquiriram mais alimentos saudáveis.

 

Cozinha bagunçada
Pesquisa da Universidade de New South Wales, na Austrália, testou 108 mulheres. Uma parte delas ficou na cozinha suja e bagunçada, e outra em um cômodo impecável e limpo, ambas por dez minutos. Nos dois lugares estavam disponíveis embalagens com cookies e bolachas. Vencido o tempo, foi comprovado que as voluntárias da cozinha em desordem consumiram 53 calorias a mais em cookies do que as outras participantes.

 

Refrigerante ao alcance das mãos
Duzentas casas de Syracuse, nos Estados Unidos, foram fotografadas. A pesquisa por imagem comprovou que as mulheres que tinham acesso fácil ao refrigerante estavam, em média, 11 quilos mais gordinhas do que as que não ingeriram a bebida.

 

Comer em frente à TV
Segundo Gabriela Segri, esse hábito causa ansiedade, que leva o indivíduo a comer mais rápido, sem mastigar direito os alimentos. O resultado é o atraso da sensação de saciedade. Ela ainda expõe um dado estatístico de que pessoas que se distraem no momento da refeição chegam a ingerir 50% mais calorias do que as que reservam um tempo para a alimentação.

 

Dormir pouco
Estudo aponta que cinco dias de noites mal dormidas rendem um quilo a mais na balança. A afirmação partiu da Universidade do Colorado, em Boulder, nos Estados Unidos, que testou 16 pessoas com idade média de 24 anos. O grupo que dormiu menos gastou 5% a mais de energia. Entretanto, eles ingeriram 6% a mais de calorias, se comparado com o grupo que repousou por nove horas.

 

Fonte: Revista Drogarias Ofertão

Seu ronco é normal?

posted by

Categories: Saúde

Comments: 0

Certas formas de roncar não são causadas pelo cansaço ou jeito de dormir e podem indicar problemas de saúde.

Ao contrário do que se poderia pensar, o ronco não é apenas um problema de quem é obrigado a ouvi-lo. Dependendo do tipo de ronco, ele pode ser um sinal de que existem problemas de saúde naquele que ronca. O distúrbio é um ruído causado pelo estreitamento ou obstrução das vias aéreas superiores durante o sono. O problema se agrava em pessoas obesas por causa da concentração de gordura na região do pescoço e, nas mulheres, durante a menopausa, em razão da crescente flacidez dos tecidos que recobrem a faringe. Além disso, ele também é comum durante a terceira idade. Segundo a otorrinolaringologista Sandra De Lucas Aragão, os principais causadores do ronco são o tabagismo e as alterações nasais (desvio de septo, rinite, pólipo nasal) de nasofaringe (aumento da adenoide e ou amígdalas) e faciais (queixo retraído, alterações de palato). De acordo com ela é necessário saber diferenciar o ronco normal do patológico. “Quando uma pessoa dorme de barriga para cima ou quando está muito cansada, pode ocorrer o ronco. Mas o ronco diário, de forte intensidade e associado com apneia [parada da respiração], não é normal”, explica ela, observando ainda que os tratamentos dependem da causa do problema. “Eles podem ser medicamentosos, com fonoterapia [direcionados para distúrbios da comunicação], cirúrgicos e com aparelhos intraorais ou de pressão, que são colocados nas vias aéreas”.

APENIA DO SONO

A apneia do sono é um dos fatores de risco responsáveis pelo ronco. A obstrução total das vias aéreas força a pessoa a parar de respirar por alguns segundos, o que resulta na diminuição do oxigênio no sangue e em alterações importantes no sistema nervoso. “O ronco associado com apneia pode ocasionar uma baixa qualidade de vida e desencadear alterações cardiovasculares, hipertensão arterial e diabetes, evoluindo para um quadro de infarto”, alerta a otorrinolaringologista.

MEDIDAS PARA PREVINIR O SONO

Não consuma álcool e alimentos pesados antes de dormir; faça exercícios físicos; evite dormir de barriga para cima; trate a obesidade; e não fume.

 

Fonte: Revista Drogarias Ofertão

Entre nesta onda

posted by

Categories: Beleza

Comments: 0

Quem disse que o cabelo precisa ser liso para estar na moda?

As mulheres do século XXI já entenderam que, em se tratando de beleza, o que vale é ficar à vontade e manter um perfil condizente com a sua personalidade. Os cabelos enrolados, cacheados e crespos estão em alta e fazem a cabeça da mulherada que pretende manter suas madeixas ao natural. “A imposição de um padrão de beleza não é mais visto como regra. As mulheres procuram um visual que se encaixe no seu tipo de rosto e estilo de vida. A busca de cabelos ondulados, cacheados ou crespos aumentou consideravelmente, pois as mulheres querem expressar sua identidade, atitude e origem”, explica Fernando Paolo, especialista em cabelos cacheados, ondulados e crespos, hairstylist, visagista e sócio-proprietário do Studio Fernando Fernandes, em São Paulo.

 

MANUTENÇÃO DIÁRIA
Truques simples do dia a dia permitem que os cabelos fiquem saudáveis e bonitos por mais tempo. Paolo aconselha que os ondulados e cacheados sejam lavados com xampu específico, para não ressecarem, e de preferência três vezes por semana. Se houver a necessidade de secar, ele indica a aplicação de um leave-in que protege o cabelo do calor e proporciona maciez e movimento. O hairstylist ainda observa que a escova em formato redondo deve ser evitada, pois cria atrito e danifica os fios.

Os cabelos frisados e crespos também precisam de produtos próprios para a limpeza da raiz às pontas, mas a higienização deve ser realizada de forma sutil e com umectação na medida. Fórmulas com óleo de argan e vitamina E são indicadas de ma a três vezes por semana. A secagem esporádica do cabelo crespo pode contar com o difusor, e os cabelos frisados devem ser modelados ao natural, somente com um creme sem enxágue. Não é necessário pentear.

 

PEÇAS FUNDAMENTAIS
Os acessórios ditam a personalidade feminina e deixam as mulheres muito mais glamurosas. Aproveitando a tropicalidade brasileira, a dica para cabelos crespos e cacheados são as faixas coloridas e os turbantes, que proporcionam uma variedade de amarrações e um cabelo diferente para cada momento. E, mesmo na estação mais fria, eles não saem de moda e ajudam a compor qualquer visual, seja no trabalho, nos momentos de família ou na balada. As presilhas, tiaras e grampos decorados também são bem-vindos aos looks. Mais discretos, esses acessórios podem ser combinados com todos os estilos e tons de roupa. E a boa notícia é que ficar bonita não demora quase nada e não tem um alto custo.

 

Qual é o seu tipo de cabelo:

– Ondulado: possui leve ondulação em sua haste capilar, com espaçamento ao longo do comprimento.

– Cacheado: apresenta cachos em espiral com espaços intermediários entre as curvaturas.

– Crespo: não tem definição de ondulação ou cachos. Trata-se de um fio com menor número de cutículas e mais frágil.

– Frisado: nesse caso, os cachos também não aparecem. No entanto, há uma marcação nos fios que resulta m pequenas curvaturas.

 

De volta às raízes

Paolo, que já trabalhou com os cabelos de muitas famosas, como, por exemplo, a atriz Taís Araújo, contou à redação de Plena como deixar a química de lado, assumir os fios naturais e fazer as pazes com a autoestima.

Dica 1: Corte o cabelo a cada três meses para eliminar a química aos poucos. É preciso exercitar a paciência até que todo o comprimento danificado seja eliminado. Algumas pessoas optam pelo “Big Chop”, termo inglês que quer dizer “Corte Grande”. Essa escolha é difícil, e não é para qualquer uma, pois não são todas que estão dispostas a fazer um corte tão radical. No entanto, o resultado esperado é alcançado com muita rapidez.

Dica 2: Deixe de lado secadores e chapinhas, pois, no decorrer do tempo, o uso contínuo e o calor excessivo podem danificar e desestruturar a forma original dos cabelos tanto quantos os produtos químicos.

Dica 3: Mantenha as madeixas nutridas e hidratadas sempre. Esse processo pode ser realizado em casa, mas não deixe de visitar um especialista pelo menos uma vez por mês. Essa consultoria é essencial para a manutenção do tratamento e saúde dos fios.

 

Fonte: Revista Drogarias Ofertão

Porto de Galinhas (PE)

posted by

Categories: Turismo

Comments: 0

Piscinas naturais, águas mornas e frutos do mar fresquinhos são o ponto alto

Porto de Galinhas está a cerca de 60 km de Recife , Pernambuco , e possui 18 km de litoral que satisfazem tanto quem busca águas tranquilas quanto aqueles que vão, com suas pranchas, atrás de ondas agressivas que se quebram em arrecifes. Como não poderia deixar de ser, a água, o sol, a praia e os frutos que vêm do mar são os principais atrativos da cidade.

Destacamos alguns para você ver como vale a pena passar pelo menos uma semana imerso neles.As jangadas no mar de Porto de Galinhas quase não balançam. As águas calmas, mornas e translúcidas refletem a tranquilidade daquele trecho de litoral pernambucano. Apesar de os turistas já terem chegado em peso à região, ainda existe uma paz intocada ali, especialmente nas praias mais afastadas do centro, tanto ao Norte quanto ao Sul.

MURO ALTO

No extremo Norte do litoral de Porto de Galinhas está Muro Alto, praia de ondas um pouco mais fortes e areia grossa, batida. Não há bares, restaurantes e nem um centro comercial ali, bem como hotéis ou pousadas populares. Muro Alto é uma praia desfrutada quase que exclusivamente pelos donos de imponentes casas de veraneio à beira-mar e hóspedes de resorts e hotéis de luxo instalados ali. Chega-se a Muro Alto em carro ou moto .

CUPE

Point de surfistas e com grande correnteza, esta praia vem logo após Borete. A água de Cupe é limpa e cristalina, com pedras e conchas ao fundo. Uma longa barreira de arrecifes ajuda a formar piscinas naturais com a maré baixa, represando as águas em “lagos” morninhos, excelentes para quem gosta de ficar imerso, aquecendo-se ao sol.

PONTAL DE MARACAÍPE

Esta praia está no extremo Sul de Porto de Galinhas e conta com uma enorme piscina salobra de águas cristalinas, pequenos peixes, bancos de areia e manguezais formados no encontro do rio Maracaípe com o mar. É bastante frequentada por famílias com crianças.

PASSEIO DE JANGADA

Quase não há pescadores em Porto de Galinhas. Os que trabalhavam na pesca, atentos à lucratividade do turismo, aposentaram as redes e se ativeram aos remos da jangada. Aqui e ali vêm-se jangadeiros levando turistas em suaves passeios mar adentro até piscinas naturais onde é possível nadar em meio a cardumes coloridos.

PASSEIO DE BUGUE

Na rua Caraúna, próximo às piscinas naturais, há dezenas de bugueiros oferecendo passeios. Em geral, o roteiro passa por algumas praias ao Norte e ao Sul de Porto de Galinhas. É o chamado “passeio de ponta a ponta”. Pechinche muito antes de fechar um pacote, porque sempre é possível conseguir um preço melhor, já que a concorrência é grande. Nunca aceite a primeira ou a segunda oferta. A partir da terceira, você pode começar a pensar.

PASSEIO DE BICICLETA

Quem gosta de pedalar pode aproveitar os 11 km de uma ciclovia lisa e confortável entre as praias de Porto de Galinhas e Muro Alto, passando por Borete e Cupe. Só fique atento para não sair em horários de sol forte. Não esqueça de levar chapéu, óculos escuros, protetor solar e muita água.

ILHA DE SANTO ALEIXO

Fica a 12 km de Porto de Galinhas. É uma ilha pouco explorada, onde só é possível chegar por meio de pacotes comprados em uma das dezenas de agências de turismo que ficam no centro de Porto. Santo Aleixo é uma ilha de formação vulcânica e atrai turistas que buscam suas águas límpidas e calmas e suas piscinas naturais ótimas para mergulho livre. A ilha não possui qualquer estrutura turística, portanto, leve água e comida.

PRAIA DOS CARNEIROS

Esta praia fica mais longe, a 24 km de Porto de Galinhas e pode ser considerada uma das mais belas do litoral pernambucano . Cercada por imensos coqueiros, manguezais e com areia branca finíssima. As águas de Carneiros são mornas e transparentes. É ali que se dá o encontro das águas do rio Formoso com as águas do mar. Apesar de possuir restaurantes à beira-mar (poucos) e receber centenas de turistas todos os dias, a praia ainda é bem conservada e limpa. Vale a pena passar um dia inteiro nela.

ENGENHO CANOAS

Visitar o Engenho Canoas é uma viagem no tempo. Fundado em 1786, ainda produz cachaça e rapadura artesanalmente, e conta com a casa grande e uma réplica da senzala que existia ali no século 18. Além da visita às dependências do engenho, é possível degustar cachaça de sabor adocicado e suave. O melhor jeito de chegar lá é por meio de um mototáxi. Fica a 9 km do centro de Porto de Galinhas.

Fonte: http://turismo.ig.com.br/destinos-nacionais/o-melhor-de-porto-de-galinhas/n1597203866736.html

Angra dos Reis (RJ)

posted by

Categories: Turismo

Comments: 0

Um destino ainda pouco explorado está localizado no litoral sul fluminense. Embora bastante famoso, Angra dos Reis é um grande destino para os amantes de praias desertas e do turismo náutico. A natureza fez uma de suas melhores obras. O destino oferece praias surpreendentes, tem um mar verde esmeralda, montanhas e morros cobertos pela Mata Atlântica, além de cachoeiras, rios e riachos escondidos e prontos pra serem descobertos.

Nas atrações naturais de Angra dos Reis você pode praticar inúmeras atividades e esportes aquáticos ou simplesmente relaxar. Há uma praia para cada dia do ano. Algumas isoladas, outras mais camufladas entre as exuberantes montanhas, algumas quase desertas e outras bastante badaladas.

Por outro lado, a história tem seu próprio espaço neste destino que convida a conhecer monumentos e edificações do século XVIII e XIX, que rememoram cenas importantes da vida de Angra dos Reis.

A Ilha Grande é a mais extensa e famosa ilha de Angra dos Reis. Na verdade é quase um destino dentro do maior destino. Um paraíso para aventureiros, com trilhas, cascatas, mais de 90 praias, enseadas, rios, lagoas, planícies e montanhas. É um dos melhores lugares para fazer caminhadas pela Mata Atlântica. A Vila do Abraão concentra os principais restaurantes, pousadas e lojas.

Algumas das maiores concentrações de barcos naufragados estão nesta parte da ilha a qual é uma excelente opção para o mergulho. Sobressaem a Ilha de Guriri (Ponta de Castelhanos), Ilha de Jorge Grego e Ilha dos Meros.

Cada praia é única e tem seu fascinante encanto: Na Praia de Mambucaba está a Igreja do Rosário. Ela tem uma vegetação densa sendo a preferida pelos adeptos do campismo.

Já a Praia Brava tem uma superfície de 500 metros e está rodeada por uma vegetação selvagem além de estar cercada por centenárias amendoeiras que garantem sombra e temperaturas mais refrescantes em torno de sua orla. Na Praia Secreta, que é totalmente deserta a melhor pedida é a prática dos esportes de aventura, como: rafting, surfe, windsurfe além de caminhadas pela própria praia e trilhas escondidas em suas encostas.

A Praia Grande fica a uns quantos quilômetros do centro da cidade e é o ponto de encontro de jovens em quiosques e bares. Oferece espetáculos musicais ao vivo e noites agitadas. Já a praia de Camorim oferece águas cristalinas e esverdeadas com areias claras.

A Praia Anil tem areia escura e grossa, assim como acesso para barcos e heliporto. Na famosa Ilha da Gipóia é um atrativo natural com várias praias desertas para curtir com a família ou a dois.

Quem prefere água doce pode deliciar-se nos banhos refrescantes em algumas deliciosas cachoeiras, que estão incrustadas e localizadas na Serra do Mar: Bracuhy, Ariró, Branqueta e Capureta. É indispensável para sua total segurança que as mesmas sejam visitadas com acompanhamento de guia.

Angra dos Reis também tem importantes construções do século XVIII como o edifício do Paço Municipal, abandonado em 1920 e restaurado dez anos mais tarde, hoje sede do governo municipal. O chafariz da Chácara da Carioca com sua lenda que dizia que quem tomasse água da bica do meio nunca mais poderia deixar a cidade.

O Monumento aos Náufragos é um obelisco construído em granito em homenagem ao almirantado quando ocorreu o maior acidente da Marinha de Guerra Brasileira em 1906. O monumento contém os restos mortais da tripulação, está rodeado por gramado, com bancos de concreto e algumas árvores dispersas.

Outros lugares de interesse são a Antiga Casa da Câmara e Cadeia, hoje sede da Câmara Municipal e a Mansão do Morcego, localizada na Ilha Grande, um antigo casarão do pirata Juan de Lorenzo construída no século XIX.

 

Fonte: http://www.qualviagem.com.br/angra-dos-reis-praias-ilhas-e-um-hotel-exclusivo-para-o-verao/